Os 3 passos para uma redação nota 10 no Concurso Público!

passos na praia

Oi, Concurseiro! Você provavelmente já sabe que uma boa redação não se faz só no momento da prova, mas que ela começa a ser feita bem antes, junto com a sua preparação para o concurso público. O candidato que reserva tempo para melhorar a sua habilidade escrita passa na frente de inúmeros outros e tem enormes chances de se sair bem no dia da prova. Hoje, vamos dar dicas de como você pode melhorar a sua redação com base em três passos: a escrita, a correção e a reescrita da redação.

 

1º passo – Escrita

Você leu o edital do concurso e viu que haverá prova de redação. Sua preparação começa nesse momento! É importante que você comece a estudar para a prova de redação com o máximo de antecedência possível, pois escrever um bom texto, adequado ao tema e com argumentos bem construídos de forma coesa e coerente não é o mesmo que decorar uma fórmula.

A escrita exige treino. Pegue as propostas de redação de concursos anteriores e faça uma pasta com as suas redações. Escreva pelo menos uma por semana. Você pode alternar a maneira de fazer o exercício, ora simulando as condições de tempo da prova, ora focando em outro aspecto sem tempo fixo para fazer a redação. Assistir às aulas do “Redação Express para Concursos” irá lhe ajudar bastante! A prática é fundamental para que sua habilidade escrita evolua. Sendo assim, como saber se você está progredindo? É aí que começa o segundo passo!

 

2º passo – Correção

Ter livros e aulas em vídeo é um excelente começo, mas ainda falta o principal. É preciso praticar muito para escrever um texto com argumentos bem desenvolvidos e é importante, no processo de estudo, que você tenha alguém, de preferência um professor de redação, que leia e avalie o seu texto, pois só assim você saberá se está progredindo, onde exatamente está errando e como poderá melhorar! Dessa forma, você poderá compreender os mecanismos de correção, o que pode te ajudar a evitar erros desnecessários em seu texto. Este é um passo essencial para que você melhore a sua redação. Entretanto, a correção e o progresso só serão completos se você reescrever os textos considerando os comentários feitos pelo professor corretor! E assim começa o terceiro passo!

 

3º passo – Reescrita

O que muitos candidatos não fazem, às vezes por falta de tempo, ou mesmo de interesse, é reescrever a redação já corrigida. Saiba que esta etapa é fundamental! Reescrever o texto é uma prática que ajuda a reverter erros que insistem em aparecer na redação, além de fazer com que você reflita sobre os aspectos que devem ser mudados em sua escrita. Portanto, encontre um momento para se dedicar à reescrita.

 

Sendo assim, não fique esperando milagres para sua redação melhorar. A melhor maneira de se preparar é colocando a mão na massa e estudando, lendo e escrevendo muito! A partir de agora, leve sempre o trio escrita-correção-reescrita em seus estudos!

Boa sorte e boas redações!!

Profas. Fernanda e Flávia

 

Clique aqui e saiba como ter suas redações corrigidas e avaliadas por especialistas!