Olá, concurseiro!

Como a vida não é só estudar, hoje trago 5 dicas de lazer para você poder descansar um pouquinho entre os estudos.

  • Tenha um tempo para limpar a mente

Todos sabemos que há muita informação a ser absorvida e muita coisa a ser estudada, porém, a mente tem um limite. Não adianta alimentá-la o tempo todo, sem dar um tempinho para ela, pois provavelmente você não conseguirá reter tanta informação como poderia ou gostaria. Por isso, descanse. Reserve um tempo da semana ou alguns minutos da semana para fazer atividades que não exijam tanto da sua mente, com as quais você possa desligá-la um pouco.

  • Assista a filmes e programas de TV

O melhor jeito de continuar estudando para a prova de redação de uma forma prazerosa é assistindo a filmes e programas de TV. Eles irão ajudá-lo a construir um repertório cultural, que é a ferramenta fundamental para desenvolver uma boa argumentação na dissertação. Dê preferência a filmes que tratem de algum fato histórico, que discutam uma questão importante para a humanidade ou que tratem de problemas sociais recentes. Você pode também assistir a documentários, entrevistas, debates, etc.

  • Treine a mente com jogos

Uma forma de manter a mente em forma, mas descansando-a do trabalho com a informação, é jogar. Você pode brincar com jogos que estimulem a criatividade ou o raciocínio lógico, bem como a agilidade, pois tudo isso faz com que a mente se exercite sem ter que “armazenar dados”. Jogando, você se diverte ao mesmo tempo que se prepara.

  • Pratique atividade física

Assim como é importante treinar a mente, é importante também trabalhar o corpo. Se não for possível dedicar um tempo diário à atividade física, procure fazer atividades esportivas em algum momento da semana, de preferência coletivas, pois assim você coloca o corpo em movimento, descansa a mente e recarrega as energias para os estudos!

  • Jogue conversa fora

Dedique um tempo da sua semana para conversar com seus amigos, especialmente assuntos da atualidade que possam ajudá-lo a desenvolver seu repertório cultural. Conversando, muitas vezes, aprendemos coisas novas, repensamos algumas ideias, entendemos coisas que antes eram incompreensíveis e, principalmente, desenvolvemos nossa capacidade de argumentar.

 

Não se engane, ter algumas horas de lazer na semana é fundamental para que você tenha uma preparação eficaz e um bom desempenho na prova. A mente e o corpo precisam descansar para você recarregar as energias, bem como aprender e memorizar mais coisas.

Então, bom descanso!

Profa. Danusa