Nos últimos concursos temos visto como a prova discursiva (redação) está fazendo diferença na nota final do candidato. Com a nota da prova de redação, muitos candidatos estão sendo classificados, mas também há muitos sendo reprovados (a maioria, na verdade). Por causa dessa tendência crescente, temos uma nova realidade no mundo dos concursos, onde se faz obrigatório treinar redação.

Quando iniciamos a nossa rotina de estudos para um concurso público, dificilmente incluímos nela o hábito de praticar redação. Afinal, não dá para estudar redação apenas olhando apostilas, fazendo questões e conferindo o gabarito, é preciso praticar. Como isso toma tempo, acabamos deixando a prática de lado e, com isso, deixamos de lado também uma chance maior de aprovação.

Mas não se preocupe, preparamos esse artigo para ajudar você! Apenas saiba que a redação é tão importante como qualquer outra disciplina. Ou seja, você precisa de dedicação e um horário de estudo exclusivo apenas para treinar redação. Caso contrário, você estará dando um “tiro no seu pé”.

Na hora da prova, se você não souber fazer a redação, você não vai poder sair chutando para tentar acertar a questão correta. É preciso que você saiba realmente escrever uma boa redação, não tem outra saída! E, para que isso aconteça, você precisa pensar estrategicamente desde já. Por isso, confira abaixo os 7 hábitos de estudo que você deve desenvolver. Boa leitura e bons estudos!

Hábito 1: Acompanhe as notícias da atualidade

Em muitas das vezes, o tema da redação está relacionado a algo que está acontecendo no Brasil e no mundo, podendo ser de ordem política, social ou cultural. Por isso é fundamental que você acompanhe as notícias diárias para se atualizar sobre as mudanças e acontecimentos que estão ocorrendo na sociedade.

Não é preciso ficar obcecado com o noticiário e ler todos os artigos do jornal. A dica é que você fique atento ao que está em evidência nas mídias e o que aparece a todo momento. Tenha atenção também às notícias ligadas aos movimentos sociais e aos direitos humanos.

Vale ressaltar que apenas ler ou ver as notícias não será suficiente para que você se prepare para fazer uma boa redação. É preciso que você reflita e se questione sobre o que você acabou de ver/ler. Pense sobre o que pode estar causando o problema e como a situação pode ser resolvida.

Hábito 2: Leia atentamente o que o edital diz sobre o tema redação

Normalmente, no edital tem um item específico só para falar sobre a prova discursiva. Nesse item, o candidato vai encontrar os critérios que a banca examinadora vai usar para corrigir a redação.

Fora isso, também tem detalhado o que a banca quer que o candidato faça, o gênero textual que será cobrado, entre outros dados. É fundamental que você olhe essas informações com atenção e cuidado.

A partir delas, você orientará seus estudos e, com a prática da redação, se sentirá mais seguro e confiante para escrever na hora da prova. Lembre-se: a informação bem analisada é uma arma. Não deixe de usá-la ao seu favor!

Hábito 3: Pratique bastante a escrita

 

Não adianta apenas ler, ver aulas, se manter informado e olhar o edital. A prática é fundamental para que você consiga escrever uma boa redação. Você precisa treinar e escrever muitas redações até ficar bem preparado e seguro para o concurso.

Durante a semana, por exemplo, você pode praticar a produção textual fazendo projetos de textos, escrevendo e reescrevendo redações, pensando em cada uma das partes do gênero textual a ser estudado.

Dominar a escrita de cada parte da redação é um dos segredos para fazer um texto de qualidade, alcançando a nota exigida pelo concurso. Afinal, a redação é um grupo de parágrafos escritos com qualidade que se conectam entre si. Por isso, é essencial que você inclua isso na sua rotina diária.

Nada de sair escrevendo parágrafos aleatórios e sem a estrutura correta, entendido? Revise o material sobre a estrutura do gênero textual em questão, conheça as técnicas e os conceitos necessários para dar progressão ao texto e interligá-los.

Você também pode procurar atividades de criação de parágrafos para praticar todos os dias. Se você separar trinta minutos do seu dia para essa atividade, você vai perceber como o seu texto vai melhorar mais rápido.

Porém, se você não dispor desse tempo, dedique-se a fazer uma ou duas redações por semana, é o fundamental! Logo após terminar de escrever seus textos, revise-os sempre. Dê prioridade também à possibilidade de ter seus textos corrigidos por um professor com experiência na área. É com isso que você terá o melhor resultado possível!

Hábito 4: Prepare o ambiente de estudo quando for praticar

Não adianta escrever em um local barulhento, com a televisão ligada ou olhando as redes sociais de minuto em minuto, não é mesmo? Por isso, é importante que você escolha um local tranquilo e calmo para praticar sua escrita.

Também é importante que o local esteja organizado para que sua concentração não se perca por qualquer motivo. Nada de ter muitos papéis em cima da mesa, canetas, copos e afins. Deixe tudo o mais organizado possível para que você se concentre enquanto estiver escrevendo.

É difícil se concentrar com o celular apitando o tempo inteiro, então deixe-o desligado ou no modo silencioso enquanto você pratica. Também evite ficar passeando pela casa enquanto estuda. Deixe tudo o que você precisa, como borracha, água ou outro material próximo de você.

Isso fará com que você consiga assimilar bem as ideias para colocá-las no papel, sem interrupções bobas. E não se preocupe com o tempo que você vai levar para escrever. No início é normal que você demore bastante, caso não tenha o hábito da escrita, para escrever apenas a introdução.

Com o passar do tempo e quanto mais você praticar, a prática ficará mais fácil e as dificuldades irão sendo removidas uma a uma.

Hábito 5: Consulte propostas de redação anteriores

 

Buscar propostas de redação que já foram aplicadas ou que podem ser aplicadas em concursos públicos ajudará você na sua preparação. Isso é importante para que você fique familiarizado com o modelo da prova, além de ter a chance de conhecer os mais variados temas que podem ser cobrados.

Uma dica é consultar e analisar uma proposta por dia, se possível. Leia atentamente o enunciado da questão e dos textos de apoio. Depois, você deve planejar a sua redação. Faça uma lista da tese, dos argumentos e da conclusão com uma proposta para a solução do problema, quando necessário.

Não escreva a redação completa nesse momento inicial, mas somente o projeto de texto. Assim como você precisa dominar a escrita de cada parte do texto, também é muito importante que você planeje o texto antes de começar a escrever. Afinal, caso sua redação fique meio “sem pé, nem cabeça”, você acabará sendo eliminado.

Hábito 6: Leia boas redações

 

Fazer leitura de redações que receberam a nota máxima em provas de concursos (e vestibulares também!) vai fazer com que você fique familiarizado com o texto exigido. É um exercício excelente para que você analise a forma como outros candidatos que foram bem na redação escrevem seus textos.

Assim, você vai conseguir verificar como a estrutura da redação foi feita, quais argumentos foram usados e como a proposta do tema foi colocada.

Hábito 7: Tenha suas redações corrigidas por um professor

 

É essencial que você analise seus pontos fortes e fracos e veja o que ainda pode ser melhorado. Por isso, você precisa fazer a correção das suas redações. Você pode fazer uma primeira revisão você mesmo, mas nada supera a correção profissional feita por um professor – não apenas é uma visão “de fora”, mas também uma visão de profissional, no mesmo estilo que a banca vai ter.

Na hora da prova, você pode resolver algumas questões, ir no banheiro e depois voltar novamente sua atenção para a redação. Fazendo isso, você distancia um pouco do texto e percebe mais facilmente possíveis erros e pontos que podem ser melhorados antes de passar o texto a limpo.

Agora você conhece todas as dicas essenciais para você treinar redação para concurso. Viu só como não é difícil? Basta que você tenha consistência e pratique com frequência. Bons estudos!

E se você pudesse realmente dominar a Redação nos Concursos e conquistar a sua vaga o mais rápido possível?

Clique abaixo e veja como vamos te ajudar com um caminho mais curto para a sua aprovação.