Olá concurseiro!

 

Hoje vamos tratar de uma questão crucial para que você tenha um bom desempenho na redação: a diferença entre tema e assunto. Em geral, o que se observa é que os candidatos têm muita dificuldade em distinguir o tema do assunto na redação e acabam escrevendo ou uma redação muito vaga, ampla, que não consegue se aprofundar no que foi pedido, ou uma redação que trata do assunto do qual o tema faz parte, ficando este marginal, citado apenas como um exemplo do assunto.

 

Então vamos logo colocar os pingos nos “is”. Se você for procurar as palavras tema e assunto no dicionário, verá que elas são consideradas sinônimas, e este é o uso cotidiano desses dois termos. No entanto, quando tratamos da prova de redação, eles apresentam uma diferença sutil: o assunto pode ser considerado um macroconjunto no qual estão incluídos diferentes temas ou recortes temáticos. Lembrar dessa última designação pode ajudá-lo, pois a palavra recorte evidencia que deve ser abordado apenas uma parte específica de um assunto.

 

classroom_filledO modo de se avaliar o tema ou o recorte temático é diferente a depender do cargo, do concurso e da banca que realiza a prova. Em concursos cujos cargos exigem um conhecimento bastante específico, a dissertação é não apenas o momento de avaliar a escrita do candidato, como também o seu conhecimento sobre um ponto do conteúdo do concurso. Neste caso, o recorte temático está bem definido e deve ser seguido à risca, como é possível observar na prova para analista judiciário do TRE de São Paulo, realizada em 2012: http://site.pciconcursos.com.br/provas/16954816/e54fc5445fda/prova_a01_tipo_001.pdf.

Já em concursos, cujos cargos, muitas vezes, não exigem ensino superior ou em que se deseja avaliar apenas a escrita e não um conteúdo específico, o recorte temático é mais amplo, como é possível observar na prova para analista judiciário do TRF, realizada em 2008: http://site.pciconcursos.com.br/provas/10835731/be74a975c783/prova_02_tipo_001.pdf.

 

cropNela, foram apresentados dois excertos sobre o aquecimento global, um que defende que este não é um problema grave e outro que defende um posicionamento contrário. Perceba que aqui o assunto é aquecimento global, que poderia ser abordado de inúmeras formas, devido à sua amplitude. Mas então qual seria o recorte temático?

O recorte, na verdade, está na relação que se estabelece entre os dois textos: O aquecimento global é de fato uma ameaça ao planeta ou não?. Assim, o candidato deveria focalizar esta questão e não outras, como, por exemplo, os efeitos do aquecimento global, como barrar o aquecimento global, quais são as causas do aquecimento global, etc. Todas elas são temas do assunto aquecimento global.

 

high_priorityConseguiu perceber a diferença? Este já é um grande passo! Agora, o que você deve fazer para não fugir do tema? A primeira coisa é ler a proposta com bastante atenção, destacando o tema solicitado. A segunda é traçar o seu projeto de texto considerando a estrutura correta, definindo a tese e os argumentos para tratar do tema. A terceira é reler sua redação e verificar se de fato você se ateve ao tema ou se ficou muito empolgado e acabou atravessando a fronteira, chegando a um outro tema deste mesmo assunto.

Melhor ainda, se for possível, é ter sua redação corrigida por um professor especialista, que fará diversos comentários sobre seu texto, a fim de que você possa corrigir os erros e fazer redações cada vez melhores.

 

Seguindo estes passos, certamente você conseguirá identificar o tema e abordá-lo de modo correto.

 

Até a próxima e bons estudos! 

Profa. Danusa

 

Baixe nosso GUIA GRATUITO sobre a anatomia da dissertação!