Olá, concurseiro!

Estudar redação é algo bastante objetivo. Considerando que muitos candidatos acabam tendo pouco tempo para estudar, seja porque têm outras atividades, seja porque começaram a preparação mais perto da prova, é importante traçar um planejamento de estudos e se dedicar bastante. Por isso, hoje trazemos uma lista de tarefas que você pode cumprir para dominar a redação nos concursos.

 

  • Entenda o que é redação

O primeiro passo é entender o que é redação. Para isso, você precisa conhecer os elementos que compõem uma redação, ou seja, aquilo que você precisa saber para escrever um bom texto. Isso envolve o aprendizado de coesão e coerência, o trabalho com o tema, o entendimento das características do gênero textual pedido pela prova (em geral, dissertação argumentativa) e a compreensão da gramática ou de questões de escrita.

Quer saber como começar a se preparar para a prova de redação em concursos públicos?

Clique aqui e baixe gratuitamente nosso Guia Rápido de Redação para Concursos Públicos!

 

  • Pratique a escrita

homemhipsterescrevendoDe nada adianta saber toda a teoria que sustenta o estudo do texto se você não praticar a sua escrita, pois só se aprende a escrever escrevendo. Por isso, é importante praticar a redação, se possível ao menos uma vez por semana, para que você possa perceber o que sabe fazer e o que não sabe, identificando, assim, rapidamente os pontos precisam ser melhorados.

 

  • Leia bastante (jornais, revistas, portais de internet)

lendoecaféDominar a norma culta da língua, bem como os recursos coesivos, também não adianta se você não tiver conteúdo para expor no seu texto. Assim, é fundamental que você leia frequentemente, para que possa construir um repertório e ter argumentos consistentes na hora de escrever seus textos. A leitura também é importante para que você possa se familiarizar com a norma culta e ampliar o léxico.

 

  • Reflita sobre seus erros e continue praticando

Feito o trabalho de estudo, leitura e produção escrita, é hora de receber os textos corrigidos, refletir sobre o que você tem errado e sobre como pode melhorar. Por exemplo, se você tem mais problemas em modalidade, estude os pontos gramaticais apontados pelo professor e procure observá-los em outros textos para entender como eles funcionam. Se o problema é com o gênero, estude mais suas características e veja exemplos de análises para que você possa assimilá-lo. Quando for escrever, lembre-se do que você costuma errar e fique atento para não produzir novamente esses erros.

 

Esperamos que com essa lista você domine a redação e tenha um bom desempenho nos concursos que for prestar!

 

Até a próxima semana!

Profa. Fernanda

 

 Comece a dominar a redação dos concursos agora! Baixe gratuitamente nosso Guia Rápido de Redação para Concursos Públicos e comece a se preparar para a prova de redação do seu concurso!

Clique aqui para baixar agora!