Texto 1

A mercantilização da natureza é o crescente processo em que todos os aspectos da vida se tornam comercializáveis, incluindo as florestas tropicais, por parte das forças de mercado. (Disponível em http://wrm.org.uy/pt/navegue-por-tema/mercantilizacao-da-natureza/)

 

Texto 2

As cadeias produtivas da agricultura e das agroindústrias têm cada vez mais impactado os recursos naturais em nosso país. Recentemente a água tem se tornado objeto de atenção por conta de diferentes impactos e disputas (muitas vezes não explícitas) relacionadas com a mercantilização das águas doces, que envolve a manutenção dos ecossistemas, a agricultura de alimentos e de exportação, o setor urbano e industrial e a necessidade de garantir a segurança hídrica da população. (Disponível em http://diplomatique.org.br/agua-e-agronegocio-uma-relacao-a-ser-mais-bem-examinada/. Acesso em 26/06/2017)

 

Texto 3

(Disponível em https://xivencontrodecsfeuc.wordpress.com/sustentabilidade-x-mercantilizacao-da-natureza/. Acesso em 26/06/2017)

 

A relação entre meio ambiente e capitalismo ainda é um tema muito sensível e suscita discussão. Com base nos textos acima e no seu conhecimento de mundo, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:

A mercantilização da natureza: causas e consequências

 

Clique aqui para enviar sua redação para correção profissional!