Olá concurseiro!

workflowContinuando a nossa série, hoje vamos falar sobre a prova de português da Cespe. Como já destacamos em outro post, cada concurso trata a cobrança do conteúdo de língua portuguesa, bem como da produção de texto, de modo diferente. No entanto, é possível observar um padrão ou estilo de cada banca, que se repete nos concursos.

 

scalesA primeira observação importante a ser feita sobre a prova da Cespe é que ela não é uma prova de questões alternativas, em que são oferecidas quatro ou cinco opções de resposta e você deve escolher uma correta ou incorreta. Ela é uma prova de julgamento de itens, ou seja, ela oferece várias afirmações sobre o conteúdo de língua portuguesa e pede que você julgue cada uma delas como correta (C) ou errada (E). Fique atento a isso.

 Baixe gratuitamente o guia rápido em PDF preparado por nossos especialistas: “3 coisas que você (ainda) não faz para passar no Concurso dos seus sonhos”!

  • Aprenda a gerenciar o seu tempo para estudar com eficiência e passar no concurso
  • Veja a estratégia de 7 passos para estudar para os melhores resultados
  • Saiba o que você deve fazer no dia da prova

Clique aqui para baixar nosso guia gratuito em PDF! 

 

surveyAssim como a Vunesp, a Cespe apresenta essas assertivas a partir de pequenos textos ou trechos de textos que devem ser analisados pelo candidato. As assertivas que mencionamos acima são sempre relacionadas a esses textos. Dessa forma, elas contemplam a análise do texto de maneira completa, pois trazem questões referentes ao sentido, ao funcionamento gramatical e ao gênero do texto. Vejamos um exemplo para que você perceba com mais clareza como funciona essa prova:

texto1 texto2
(Prova para agente administrativo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)/Cespe 2014. Disponível em: <http://www.cespe.unb.br/concursos/MTE_14_NM_NS/arquivos/MTE14_CBNM2_01.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2015.)

 

Vamos analisar cada um dos itens:

 

pencil1: neste item é proposta a reescrita de uma frase do texto para avaliar o conhecimento do candidato quanto à concordância do verbo ocorrer que, neste caso, concorda com a particularização de um fato entre um grupo de fatos “um fato ocorrido/que ocorreu”. (E) (GRAMÁTICA)

 

detective2: aqui avalia-se o conhecimento do candidato sobre produção textual, ou seja, deseja-se saber se o candidato conhece os meios de se estruturar um texto e se entende como ele deve ser construído. De fato, as expressões destacadas dão progressão ao texto, ou seja, fazem com que as ideias avancem. (C) (TEXTO)

 

cards3: neste item está sendo avaliado mais um conhecimento gramatical do candidato, agora quanto à regência verbal. Perceba que a prova não pergunta “qual é a regência do verbo influenciar?”, mas oferece duas frases a serem comparadas, o que pode ajudá-lo a pensar sobre qual a resposta certa, mesmo que você não lembre “de cabeça” dessa regra. De fato, o verbo influenciar pode ser transitivo direto (influenciar algo) ou indireto (influenciar em algo). (C) GRAMÁTICA

 

4: aqui avalia-se a interpretação de texto do candidato. O item está errado, pois o texto aponta os fatores econômicos como responsáveis também pela ampliação da participação da mulher na sociedade, e não só os culturais. (E) INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

 

create_new5: neste item pergunta-se sobre o gênero textual. Não se trata de uma narrativa, mas de um texto expositivo sobre uma questão social relevante: o avanço da participação da mulher na sociedade brasileira. (E) GÊNERO

 

ideaPerceba que a partir de um único texto, a prova avalia diversos aspectos do conhecimento em língua portuguesa. Essa é uma tendência das provas de concurso público: abandonar perguntas conteudistas focadas na memorização e valorizar questões sobre o funcionamento da língua no texto. Então, quando estiver estudando, não se preocupe em decorar regras, mas sim em entender o funcionamento gramatical que as palavras podem ter em diferentes textos. Isso também contribui na hora de escrever sua redação! 😉

 

Bons estudos e até a próxima!

Profa. Danusa

 Nossos especialistas prepararam um guia rápido em PDF para que você fique mais perto da aprovação! Baixe gratuitamente nosso guia em PDF: “3 coisas que você (ainda) não faz para passar no concurso dos seus sonhos”!

Clique aqui para baixar!