Olá, concurseiro!

Um dos concursos mais comentados recentemente é o do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 3ª região (Minas Gerais). São vários cargos para cadastro reserva com remuneração que varia de 5.425,00 a 10.485,00 reais. Por isso, vamos falar um pouco sobre como é a prova de redação desse concurso, que está sendo organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC). Nós publicamos um post abordando como é a prova de redação dessa banca (colocar link do post) e hoje vamos mostrar algumas propostas de redação especificamente da prova do TRT.

Geralmente, o tema da proposta de redação é de interesse geral, isto é, um tema de relevância social sobre o qual qualquer pessoa está apta a dissertar. Não são oferecidos muitos textos de apoio para ajudar o candidato, então é fundamental que você tenha um bom conhecimento de mundo e que esteja atualizado sobre os acontecimentos mais recentes. Vamos ver um exemplo dessa prova. Veja a proposta do concurso para analista judiciário (área administrativa) TRT 3ª 2009:

 

  1. Leia atentamente o texto que segue.

A força dos costumes de um povo costuma ter mais peso que o de certas leis. Por vezes, uma lei somente é obedecida pelo temor da punição reservada a quem a ignorar. Já os costumes, arraigados na tradição de uma sociedade, são comparáveis aos conselhos de uma pessoa sábia e experimentada, que não ousamos desprezar. Cabe ao legislador ter sabedoria suficiente para dinamizar a vida de uma sociedade: deve ele, ao mesmo tempo, respeitar a índole revelada nos costumes de um povo e não temer a necessidade de propor leis que respondam aos avanços da civilização.

  1. Redija uma dissertação na qual você argumentará, com coerência e clareza, em favor de seu ponto de vista acerca do tema discutido no texto acima.
  2. A dissertação deverá ter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, considerando-se letra de tamanho regular.

(Disponível em: <http://site.pciconcursos.com.br/provas/13227867/09f26b1bc2e0/prova_c03_tipo_001.pdf>. Acesso em: 9 jun. 2015.)

 

Nessa prova, foi fornecido um pequeno texto que dá um panorama sobre a relação entre leis e costumes e sobre como a sociedade se comporta em relação a eles. Depois foi pedido que o candidato defendesse um ponto de vista sobre a questão. Veja que, apesar de haver uma polarização posta pelo texto entre leis e costumes, a prova não delimita que aspectos dessa oposição deverão ser abordados, ou seja, o candidato tinha a possibilidade de defender diferentes pontos de vista desde que contemplasse essa oposição. Observe que na prova para analista judiciário do TRT 19ª 2014 a proposta é feita de modo diferente:

 

A partir dos textos acima, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema: O ideal de sociedade em contraposição ao respeito à diversidade (Disponível em: <http://site.pciconcursos.com.br/provas/19804495/fe857f744d2f/prova_a01_tipo_001.pdf>. Acesso em: 9 jun. 2015.)

 

Perceba que, nessa prova, a proposta define previamente o recorte: o que por um lado é bom, pois fornece um ponto de partida ao candidato, mas, por outro lado, faz com que seja mais fácil fugir do tema, já que ele foi bem circunscrito pela prova.

Outra coisa que é importante que você perceba é a ênfase dada à defesa de um ponto de vista em relação a uma polaridade (costumes x leis/ideal de sociedade x respeito à diversidade). Por isso, diria a você que investir em uma boa argumentação é essencial para ter uma boa nota na prova de redação do TRT, principalmente porque esse critério é o que tem mais peso (40 pontos). Por isso, não se esqueça de fazer o projeto de texto antes de começar a redação. Defina previamente qual será a sua tese e quais argumentos irá mobilizar para defendê-la. Selecione argumentos consistentes, aqueles que são difíceis de refutar, que são sustentados em dados e fatos concretos (como pesquisas, exemplos, notícias recentes, etc.). Um bom conhecimento de história e de atualidades também poderá ajudá-lo.

Por ora, o que você pode e deve fazer é praticar muito a sua redação. Aproveite para exercitar também o projeto de texto. Uma boa dica de exercício é fazer diferentes projetos de textos para uma mesma proposta, pois, assim, você perceberá como um mesmo tema pode ser abordado de diferentes formas, bem como a diferença de força entre os argumentos.

Não se esqueça, as inscrições para este concurso terminam esta semana, na sexta-feira, dia 12 de junho.

Boa preparação!

Profa. Danusa