Todo concurseiro tem a curiosidade de saber como é o passo a passo para passar em um Concurso Público, desde quando o concurseiro resolveu fazer o concurso, até o momento da aprovação. Isso é bem normal, afinal, a trajetória é longa, cheia de dificuldades e muitos pensam em desistir ao longo dela.

Porém, quem realmente possui o desejo de mudar de vida, conseguir estabilidade financeira e profissional, não desiste fácil. Enfrenta todas as dificuldades e problemas para conseguir alcançar o resultado tão esperado: a aprovação no concurso público dos seus sonhos.

Preparamos esse artigo pensando em ajudar você a conhecer a rotina de quem presta concursos públicos. Abaixo, você vai conferir um guia completo do dia a dia de um concurseiro, desde a vontade de ser concursado até o momento da aprovação. Quer saber mais? Então continue acompanhando o artigo.

Passo a passo #1 – O desejo de mudar de vida

 

Geralmente, a vontade de passar em um concurso público aparece quando a pessoa ainda está no colegial. O estudante tem vontade de mudar de vida, melhorar a situação financeira, ganhar estabilidade…

Mas também há as pessoas que decidem estudar para concurso público quando estão na graduação (ou já se formaram) e não conseguem arrumar emprego na área. Muitos acabam fazendo bicos, conseguem empregos em outras áreas ou até ficam anos desempregados.

É aí, muitas vezes, que o desejo de mudar de vida aparece e a pessoa decide que quer fazer um concurso público. Se você chegou até aqui, então provavelmente você também está nessa fase de “querer mudar”.

Você já deve ter conversado com alguém que passou em um concurso público ou pesquisou informações na internet para se inteirar sobre o assunto. E é assim que todo concurseiro começa: com o desejo de mudar de vida. Você talvez até já tenha ideia do concurso que quer prestar.

Porém, as dúvidas acabam surgindo. Como se preparar para ser aprovado? Como se organizar? O que estudar? Fazer cursinho preparatório online ou presencial? Será que estou no caminho certo? E a concorrência?

As dúvidas são bem comuns e acredite: passa pela cabeça de todo concurseiro. Mas, se você tiver um norte para poder se organizar antes de começar essa jornada, ficará bem mais fácil, não é mesmo? Então leia o próximo tópico. Nele, você vai saber mais detalhes sobre como direcionar a sua preparação.

Passo a passo #2 – A escolha do concurso

 

Esse é o primeiro elemento que você deve se preocupar. Não tem como estudar para um concurso público sem saber qual concurso você vai prestar.

Por isso, tenha em mente qual concurso que você quer e foque nele. Assim, você terá como focar nas provas exatas do concurso e não vai ficar “dando um tiro no escuro”.

Faça pesquisas sobre concursos que você se identifica. Nessa fase, não é importante olhar apenas o valor do salário. Você precisa escolher um cargo que você vai gostar de trabalhar com ele. Lembre-se que é algo que você levará por muito tempo, talvez até pelo resto da vida.

Não adianta ganhar bem e trabalhar com algo que não gosta. Por isso, tome sua decisão pensando por esse lado também.

Passo a passo #3 – Preparação para a aprovação (fase básica)

 

Depois que você decidiu mudar de vida e já sabe qual concurso prestar, a próxima fase é começar a se preparar para conseguir ser aprovado. Basicamente, existem três fases de estudo para se preparar para o concurso público: básica, intermediária e avançada.

O objetivo da fase básica é verificar o seu conhecimento para saber se é necessário ou não fazer um cursinho preparatório. Se for preciso, você deve decidir entre um cursinho online e um presencial.

O cursinho online te dará muito mais flexibilidade de horário e o acesso a estudos e treinamentos mais variados. Você poderá estudar a hora que quiser, quando quiser, de acordo com sua necessidade. Além disso, os cursinhos online são bem mais baratos que os presenciais.

Já os presenciais serão administrados pessoalmente, provavelmente de segunda a sexta, alguns no final de semana, em um horário determinado que pode ser de manhã, à tarde ou à noite. Cabe a você verificar qual alternativa melhor se encaixa na sua rotina e nas suas necessidades e, então, tomar a sua decisão e começar a estudar.

É sempre bom lembrar que a internet já não é mais uma novidade, mas sim uma realidade cada vez mais presente em nossas vidas. Ou seja, não há mais razões para se ter preconceito com cursos online, pois eles evoluíram bastante ao longo do anos, são uma tendência crescente e já está comprovado que são capazes de entregar excelentes resultados.

Porém, se você quiser arriscar e estudar sozinho, você pode procurar materiais (livros e PDFs) e partir para a ação. Depois dessa fase inicial de decisão, começa a fase intermediária, que detalhamos no item logo abaixo.

Passo a passo #4 – Preparação para a aprovação (fase intermediária)

 

Essa é a fase mais longa, uma vez que é a fase de consolidação do conhecimento. Essa é a hora que você começa a estudar bastante. Nessa fase, você já está estudando nos cursos preparatórios e terá a ajuda das aulas para ir solidificando seu conhecimento.

Nessa fase, o concurseiro começa a ler livros especializados para concurso, materiais em PDF, procura cursos com aprofundamento e busca a ajuda de especialistas. Paralelo a isso, o concurseiro também começa a resolver muitas questões de concurso. Tudo isso para aprofundar ao máximo o seu conhecimento.

Essa fase é baseada na leitura de bons materiais, acompanhamento de bons cursos e muito treino (de questões e redação). A ideia é assimilar o conteúdo de forma sólida, com a ajuda dos melhores recursos à sua disposição. Mas cuidado! Não gaste todo o seu tempo consumindo conteúdo em excesso, a ponto de gerar uma “obesidade informacional” e começar a se confundir e desaprender com tanto conteúdo em sua cabeça. É fundamental que você gaste parte do seu tempo com a resolução de exercícios e com a escrita frequente de redações.

A maioria dos concurseiros focam bastante em estudar as disciplinas das questões objetivas, mas se esquecem que também há uma prova discursiva. É fundamental que você faça redações semanalmente.

Bem, o que você precisa aprender da parte teórica, você aprenderá fazendo cursos e lendo diversos materiais. Mas agora, dando o próximo passo, você deve focar na prática, detalhada no próximo tópico deste texto.

Passo a passo #5 – Preparação para a aprovação (fase avançada + análise do edital)

 

Na fase avançada, basicamente, o concurseiro estuda da forma contrária da fase intermediária. Na fase anterior, havia uma grande quantidade de material para o concurseiro estudar e ainda era preciso mesclar leitura com o treino de questões e a escrita de redações. Porém, a ênfase ainda era grande para a parte de cursos e leitura.

Na fase avançada, a ideia é usar a maior parte do tempo apenas para realizar questões e escrever redações (se possível, é altamente recomendado ter suas redações corrigidas por especialistas). Agora, o concurseiro deve ler e assistir a aulas apenas quando for necessário, a partir das dificuldades que se manifestam com a resolução de determinadas questões. Ou seja, você deve inverter o gasto de tempo entre conteúdo e prática. No caso da redação, fique sempre atento aos comentários, orientações e sugestões dadas pelo professor corretor. 

O concurseiro deve entender que estudar para concurso público é diferente de estudar para as provas da escola ou da faculdade. O estudo deve ser personalizado, unido a muito tempo de prática. Não é apenas ler e fazer meia dúzia de questões. As questões precisam ser priorizadas.

Dessa forma, você consegue se preparar antes mesmo do edital sair. Depois que o edital sair, basta fazer uma análise minuciosa do que será cobrado para alinhar seus estudos com a prova. Assim, você continuará focado em resolver mais e mais questões até o dia da prova e em escrever redações com frequência (nossa sugestão é, no mínimo, uma por semana).

Passo a passo #6 – Família, amigos, lazer, saúde e alimentação

Família, amigos e lazer

 

Para que todas essas fases deem certo, é fundamental que você conte com o apoio da sua família e de seus amigos. Durante a fase de estudos, você estará muito focado nas matérias, nos cursos e nos treinos e, provavelmente, acabará se afastando um pouco de seus familiares e amigos, deixando também o lazer em segundo plano.

Explique para eles o quanto passar naquele concurso público é importante para você (e para eles também!). Fale também que quando essa fase passar, você poderá aproveitar melhor os momentos com eles.

 

Ambiente de estudo

Não deixe de preparar o seu ambiente de estudo. Procure ser organizado, estabelecer planos e metas e ter foco. Estudar em um local bagunçado vai tirar toda a sua concentração. Deixe o local o mais “clean” possível.

Também é importante que você evite os “ladrões” de concentração, como WhatsApp, Facebook, Instagram e demais redes sociais ou aparelhos de entretenimento. Enquanto estiver estudando, deixe seu celular desligado ou, ao menos, no modo silencioso! Após a fase de estudos, você poderá dar atenção aos seus hobbies novamente.

Chegando na reta final, perto da prova, é fundamental que você já domine o edital do seu concurso. Com isso, você saberá a melhor forma de organizar seus estudos finais. Personalize os seus estudos para atender as suas necessidades mais urgentes.

Aliás, é bom lembrar que você sempre pode usar ferramentas como marca-textos, post-its, agendas, etc. Há também vários aplicativos de celular que ajudam na organização dos estudos, com listas de tarefas, organizadores de notas, agendas personalizadas e cronômetros.

 

Saúde e alimentação


Não descuide da sua saúde e da sua alimentação¹. Estudar para concurso público pode acabar se tornando bem estressante. Por isso, pratique exercícios físicos, beba bastante água, cuide da sua alimentação e descanse bem.

Estudar é importante? Sim. Mas o seu cérebro também precisa de descanso para absorver o conteúdo. Por isso, não menospreze uma boa noite de sono e os momentos de descanso. Eles também são fundamentais para sua aprovação.

 

Passo a passo #7 – A sonhada aprovação

 

Enfim, depois de passar por toda essa trajetória, a tão sonhada aprovação chegou. Tenha atenção aos detalhes do edital para não perder nenhum prazo.

Se preocupe com o dia da convocação para que todos os seus documentos estejam prontos e confira as informações do edital com cuidado, tendo certeza de que você atende a todos os pré-requisitos no momento da convocação.

 

Espero que você tenha entendido como funciona o passo a passo para passar em um Concurso Público. Agora é com você. Estude com afinco e pratique bastante que o sucesso também baterá na sua porta. Até mais!

1 – http://www.nutricio.com.br/alimentacao-concurso-vestibular.htm

E se você pudesse realmente dominar a Redação nos Concursos e conquistar a sua vaga o mais rápido possível?

Existe um método simples e eficaz que fez com que concurseiros de todo o Brasil aumentassem a nota da redação em 60% e alavancassem o desempenho nos Concursos Públicos.