Olá, concurseiro

Neste final de ano, vale a pena investir no trabalho com a redação em vista de possíveis processos seletivos que ainda estão por vir. Sendo assim, observar provas antigas e praticar a escrita a partir dessas provas é um ótimo exercício para treinar a escrita. Nesse contexto, vamos analisar a proposta de redação da prova discursiva do concurso do STJ de 2008, aplicada pelo CESPE, para a área administrativa.

 

Segue a comanda da referida prova, a qual valia dez pontos:

Notadamente, o capital humano das organizações tem sido apontado como diferencial de competitividade. Para engajar-se nos projetos organizacionais, o capital humano necessita estar motivado para o trabalho. Nesse sentido, tendo em vista teorias sobre motivação reconhecidas na literatura da área administrativa, redija uma proposta de plano de ação para preservar a motivação dos colaboradores de uma organização pública. Em seu texto, aponte a teoria a que se refere cada aspecto desse plano e indique os atores envolvidos.

 

Esta prova discursiva exigiu do candidato um plano de ação no que se refere a preservar a motivação dos colaboradores de uma organização pública. Para que isso aconteça, primeiramente o texto deveria iniciar trabalhando os conceitos de competitividade e de capital humano e mostrando qual é a importância deste último para o sucesso de uma corporação. A partir de então, o candidato deveria mostrar o que é preciso ser feito para que este capital humano permaneça confiante, motivado e fiel aos propósitos da empresa, em vista do bom andamento da companhia.

 

No entanto, concurseiro, não bastava somente mostrar a importância deste capital humano para uma empresa. A prova exigia conhecimentos técnicos também. Note que é pedido ao candidato que embase suas afirmações em teorias sobre motivação reconhecidas na literatura da área administrativa. Nesse sentido, sempre temos lembrado que, para que se obtenha um bom texto, bem pontuado em um processo seletivo, é preciso que os argumentos sejam sustentados por dados e informações relevantes, mostrando os conhecimentos de mundo de cada candidato, não é mesmo?

 

Pois bem, nesse caso em especial, os conhecimentos a respeito de teorias motivacionais, presentes na área administrativa, são os mais valorizados na realização da redação, uma vez que o cargo em questão era da área administrativa. Sendo assim, concurseiro, vale sempre voltar sua leitura para os campos mais relevantes de acordo com o concurso que você repetente prestar. Mostrar conhecimentos variados, que apontem para uma ampla visão de mundo, é essencial. Porém, conhecimentos básicos referentes à área de atuação que você buscar são ainda mais fundamentais, pois se trata de requisito básico ao êxito em uma prova de conhecimentos específicos.

 

E então, que começar a ler e a praticar a redação agora mesmo?

 

Bom trabalho e até a próxima!

Profª Aline