Olá, concurseiro

Como está a prática de sua redação? Muito temos falado sobre como é essencial se dedicar sempre, não desanimar e praticar cada vez mais, a fim de obter uma boa pontuação em sua redação de concurso. Para isso, vale a pena conhecer propostas já aplicadas e entender o que era esperado dos candidatos durante a execução da prova. Além disso, vale também escrever sempre!

 

Hoje, portanto, vamos avaliar mais um tema de redação, contido no concurso público para aluno-oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo, de 2015, realizado pela Fundação Vunesp.

http://www.vunesp.com.br/viewer/visualiza.html?file=/PMES1502/PMES1502_305_027815.pdf

 

ring_detailsPrimeiramente, vale observar as características comuns às propostas feitas pela Fundação Vunesp. Note como o tema constantemente é formulado por meio de uma pergunta, a qual deve ser satisfatoriamente respondida durante a argumentação do candidato. Na prova em questão, o questionamento a ser respondido pelo candidato era As balas de borracha devem ser usadas por policiais nas manifestações públicas?

 

collaborationOutra característica recorrente é a existência de textos, na coletânea apresentada, que abordam diferentes pontos de vista sobre o assunto proposto, o que dá ao candidato visão ampla a respeito do problema em questão. O texto I dessa coletânea, por exemplo, contém a opinião de um advogado contrário ao uso das balas de borracha, na medida em que afirma ser uma atitude excessiva usar armas, mesmo que mais brandas, contra pessoas desarmadas. Por outro lado, o texto II traz o posicionamento de um tenente coronel que diz ser necessário defender os diretos da população com todos os recursos disponíveis, inclusive as balas de borracha.

 

questionDessa forma, além de observar pontos de vista divergentes, o aluno deveria também se questionar a respeito do assunto, a fim de identificar o próprio ponto de vista em torno da temática apresentada. Para isso, reflita: o que penso a respeito? O que conheço sobre esse assunto? Quais fatos recentes foram destaque por causa do uso de balas de borracha? Qual posicionamento devo adotar, então?

 

numbered_listA partir dessa reflexão, o candidato poderia enumerar itens importantes para compor a redação. Vale lembrar-se dos vários casos divulgados na mídia, no ano passado, que viraram alvo de sátiras diversas na internet a respeito das balas de borracha contra manifestantes.

 

pencilDepois dessa reflexão e construção do projeto de texto, é hora de escrever. E não se esqueça, concurseiro, de que seu texto deverá responder à questão inicial contida na proposta. Portanto, selecione argumentos coerentes e persuasivos que sustentem sua tese, ok?

 

Vamos praticar?

 

Bons estudos e até a próxima!

Profª Aline