Olá, concurseiro

Em nosso último post, falamos sobre como a argumentação adequada e a boa escrita da redação podem ser bastante úteis em nosso dia a dia, e não somente na redação proposta em um concurso. Além disso, a argumentação escrita pode ajudar muito na elaboração de respostas dissertativas, e este é o tema de nosso texto de hoje.

 

faqNem sempre os concursos exigem dos candidatos uma redação como parte integrante das etapas do processo seletivo. No entanto, provas dissertativas são comuns e, normalmente, compostas de questões que precisam ser bem respondidas. Saiba, concurseiro, que não é somente o conteúdo das respostas que será avaliado, seu desempenho na elaboração da resolução da questão também será levado em consideração.

 

pencilEntão, concurseiro, a prática da escrita é fundamental para que você tenha bons resultados nas provas que prestará. Com relação às respostas dissertativas, para que você as faça de forma satisfatória, basta recordar pontos importantes da própria redação dissertativo-argumentativa, pois isso certamente vai ajudá-lo:

 

  1. Mantenha a estrutura padrão. Pense sempre em fazer introdução, desenvolvimento e conclusão. Apesar de o número de linhas ser reduzido, deixe que a resposta fale por si só, trazendo inicialmente o assunto a ser discutido, os pontos relevantes e um fechamento das ideias.
  2. Pense na clareza. A escolha lexical e de conectivos também é muito importante. Quanto mais clara a ideia estiver, mais chances de uma boa nota. Além disso, cuidado com errinhos gramaticais.
  3. Trabalhe a coesão. Ligar fortemente as ideias é sempre importante, pois isso traz fluidez à leitura, mesmo que você tenha apenas um parágrafo em sua resposta.
  4. Aprofunde o tema. Obviamente, o desenvolvimento dos conceitos exigidos em sua resposta dissertativa é essencial. Tente detalhar a questão abordada, mostrando conhecimento acerca do assunto tratado.
  5. Conclua retomando o que é central. Assim como em uma redação, retomar as ideias principais antes de encerrar traz boa finalização à abordagem do tema proposto. Isso mostra que você realmente sabe o que deveria escrever em sua resposta.

 

E então, concurseiro, pronto para seguir as dicas acima em sua próxima prova de concurso? Tenha essas ideias em mente e, certamente, terá grandes chances de uma boa pontuação em sua prova discursiva.

 

Bons estudos e até a próxima!

Profª Aline