Olá concurseiro!

Estamos já no início de fevereiro. O mês de janeiro passou voando e você ainda está um pouco perdido em relação ao melhor modo de estudar para a prova que lhe garantirá o emprego dos seus sonhos. Ficar perdido no início da organização dos estudos é um pouco normal, pois demora um tempinho para entrar no ritmo dos estudos. Para adiantar esse processo, procure ler com atenção o edital do concurso que você irá prestar, separe o material necessário e organize um cronograma de estudos que encaixe com a sua rotina. Começar a estudar para a redação com um guia sobre a anatomia da dissertação já é um bom início!

Bom, você lê o edital e se depara com a seguinte informação: PROVA DISCURSIVA. No primeiro momento, você pode até entrar em pânico, pois os exames de concurso público já exigem conhecimento em língua portuguesa, conhecimentos gerais e específicos e agora você terá que saber expressar as suas ideias por escrito. O que fazer, então?

Não dá para escapar. Você terá que inserir a redação no seu cronograma de estudos. Mas, em que momento deve-se inserir essa disciplina? Um mês antes da prova? Se você quiser ficar de fora do cargo dos seus sonhos, você pode começar a estudar e a praticar para a prova de redação um mês antes, mas se quer conquistar a tão sonhada vaga, eu te aconselho a começar a se preparar o mais cedo possível!

É importante que você comece a estudar para a prova de redação com o máximo de antecedência possível, pois escrever um bom texto, adequado ao tema e com argumentos bem construídos de forma coesa e coerente não é o mesmo que decorar uma fórmula. Ter um guia sobre a dissertação é um bom começo, mas não é o suficiente. É preciso praticar muito para escrever um texto com argumentos bem desenvolvidos e é importante, no processo de estudo, que você tenha alguém, de preferência um professor de redação, que leia o seu texto e dê o feedback, pois só assim você saberá onde exatamente está errando e como poderá melhorar!

Então, não fique aí sentado se lamentando por causa da redação. A melhor maneira de se preparar é colocando a mão na massa e estudando, lendo e escrevendo muito! Vamos lá!

 

Abraço e até a próxima!

Profa. Fernanda

 

Baixe nosso GUIA GRATUITO sobre a anatomia da dissertação e comece já a sua preparação!