Olá, concurseiro!

O ano está chegando ao fim e a quantidade de provas começa a diminuir. Pode ser que você tenha feito algumas provas este ano e que não tenha tido um resultado satisfatório ou que você nunca tenha feito um concurso público e esteja traçando este objetivo para o ano que vem. Não importa o seu caso, o importante é que você comece 2016 pronto para os concursos, afinal, um dos maiores obstáculos para conseguir uma vaga no serviço público é a corrida contra o tempo.

 

calendarIsso porque, em geral, o prazo em que se dá a realização de um concurso, desde a sua autorização até a aplicação da prova, é relativamente curto. É difícil, por exemplo, começar a se preparar para um concurso no momento em que seu edital é aberto, pois a prova será aplicada em questão de meses.

Considerando que o conteúdo é sempre extenso, você terá menos tempo para estudar. Não significa que seja impossível, mas só que você terá que correr contra o tempo para se igualar aos candidatos que começaram a preparação anteriormente.

 

searchPor isso, é importante que você esteja atento às principais notícias sobre os concursos, procurando saber deles com a maior antecedência possível, pois, assim, terá mais tempo para se preparar. Então, aproveite este finzinho de ano para pesquisar os concursos previstos para 2016, elencando aqueles que te interessam.

 

multiple_inputsUma dica para otimizar a sua preparação é focar na concorrência por um cargo similar em vários concursos (por exemplo, auxiliar administrativo), pois o conteúdo a ser estudado será bastante similar e, portanto, enquanto estuda para uma prova você já estará se preparando também para outras provas que estão por vir.

 

Por isso, este é o momento de ter foco e clareza dos seus objetivos para 2016. Estar pronto não significa já ter estudado tudo o que precisava para fazer a prova, mas sim estar pronto para enfrentar os vários concursos públicos que irá fazer, conhecendo o cargo, o conteúdo programático, as bancas, os tipos de prova, as suas habilidades e dificuldades, etc.

 

Então, prepare-se! Esteja pronto para os concursos em 2016!

Profa. Danusa