Olá, concurseiro

Como estão os estudos para a redação do concurso? Praticando bastante? Hoje, para ajudar você a entender o que ainda está faltando para melhorar sua redação, vamos falar sobre um texto bem pontuado, mostrando o que ele tem de interessante e que você pode aplicar em sua escrita.

documentComo nem sempre é fácil termos acesso a redações de concurso que foram avaliadas positivamente, escolhemos uma redação de vestibular, da Fuvest, para ilustrar. Trata-se de uma redação sobre o tema de 2013 que girava em torno do consumismo, o qual segue abaixo:

bempontuado1

 

detectiveComo é possível perceber, não há uma frase-tema nesta proposta, o que pode acontecer com você, concurseiro. Então, o primeiro passo é interpretar a coletânea e escolher o ponto de vista a ser abordado. Vemos, na imagem, um grande centro de compras, claro, organizado e convidativo. Além disso, há no rodapé um convite para que use o cartão de crédito X, um claro indício de que o candidato deve falar sobre esse apelo às compras. A partir de então, vale questionar-se a respeito do que se pode defender nesse sentido, como o incentivo ao consumismo, diferenças entre ter e ser, endividamento, entre outras possibilidades. Vejamos a seguir uma redação bem pontuada e entendamos o que ela tem de interessante:

bempontuado2

workflowApós a leitura, é possível observar que não estamos diante de um texto com vocabulário rebuscado, mas que defende um ponto de vista por meio de ideias claras, organizadas e bem desenvolvidas, além de uma linguagem igualmente clara, adequada e praticamente livre de erros gramaticas. Eis, portanto, nossa primeira dica: clareza e precisão vocabular são fundamentais.

globeAlém disso, a argumentação que aborda a ideologia do consumo foge do senso comum, pois já se inicia comparando a atualidade às ideias de Karl Marx. Dessa forma, as opiniões defendidas ganham consistência, uma vez que são comprovadas. Então, concurseiro, use seus conhecimentos de mundo. Isso fará toda a diferença na avaliação de seu texto.

E estes conhecimentos de mundo podem ser extraídos do cotidiano, como notamos no terceiro e quarto parágrafos, que falam sobre como os produtos são descartáveis ou extremamente atrativos, exemplificando esse conceito com os aparelhos de celular e com as propagandas de cerveja. Por isso, todo conhecimento de mundo é válido; isso fará com que seu texto seja autoral.

for_beginner_filledFinalmente, a conclusão do texto retoma e reforça as ideias iniciais reafirmando a existência de uma ideologia que rege as atitudes da sociedade. Assim sendo, atenção para que sua conclusão, concurseiro, realmente dialogue com o texto escrito. Ela deve resumir e reforçar o ponto de vista inicial.

E então, pronto para um novo treino? Siga essas dicas e tenha em mãos um texto coerente em defesa de seu ponto de vista.

Mãos à obra e até a próxima!

Profª Aline