Olá, concurseiro

Continuando nossa série sobre concursos, vamos prosseguir com nossas observações a respeito dos exercícios formulados pela banca da FGV, que propõe questões de múltipla escolha, normalmente contextualizando as perguntas, ou seja, retirando-as de textos.

 

Vamos analisar algumas questões contidas na prova para Policial Legislativo Federal, de 2012, para ver como a Língua Portuguesa é cobrada neste tipo de exame. No caso deste concurso, as 15 primeiras questões da prova (que continha 20 exercícios voltados para a Língua Portuguesa), eram extraídas do mesmo texto, o qual pode ser encontrado e lido no link a seguir:

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,como-as-abelhas-exercem-a-democracia-imp-,821615

A partir dele, vamos, então, observar alguns dos exercícios da prova:

 

  1. Apesar de terem uma rainha, as abelhas tomam decisões usando um processo democrático, que envolve a formação de opiniões individuais e a construção de um consenso coletivo. (L.1‐5)

A respeito do período acima, analise as afirmativas a seguir:

  1. É correto depreender que, caso não tivessem uma rainha, as abelhas tomariam decisões usando um processo democrático.
  2. É correto depreender que, tendo uma rainha, o esperado seria não usarem um processo democrático.
  3. Para não se entender “consenso coletivo” como redundância, a palavra “consenso” adquire o sentido de “anuência”.

Assinale

  1. se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  2. se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  3. se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  4. se nenhuma afirmativa estiver correta.
  5. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Resolução:

Esta é uma questão que envolve a compreensão leitora. Para que seja resolvida, cada candidato dele ler o trecho com atenção e, além disso, conhecer a locução conjuntiva apesar de como concessiva, ou seja, que trata de ideias que se contrapõem. Sendo assim, ao ler o texto, vemos que ter uma rainha (adotar um regime monárquico) teoricamente invalidaria o princípio democrática, o que não acontece com as abelhas. Desse modo, a afirmativa I mostra-se errada, e a II correta. Sobre a III ser também correta, vale lembrar que o termo consenso já denota algo coletivo, portanto consenso coletivo seria uma expressão desnecessária caso o emprego do primeiro termo não fosse com a intenção de significar anuência. Logo, temos como resposta a alternativa C.   

 

  1. Essa dança tem duas partes: a primeira consiste em caminhar rebolando em linha reta; a segunda, numa curva sem rebolado, que faz com que a abelha volte para onde iniciou seu rebolado. (L.24‐28)

A primeira ocorrência de vírgula no trecho acima se justifica por ser caso de:

  1. zeugma
  2. separação de oração subordinada adjetiva restritiva.
  3. isolamento de termo deslocado no período.
  4. assíndeto.
  5. separação de aposto

Resolução:        

Com relação a este exercícios, note, concurseiro, como várias questões gramaticais, além de figuras de linguagem, precisam ser dominadas, a fim de que o exercício seja resolvido. Ao analisarmos a vírgula do trecho “a segunda, numa curva sem rebolado”, vemos que ela está sendo usada com a função de não repetirmos desnecessariamente o emprego do verbo consistir. Quando omitimos um verbo em uma sequência de ideias, na intenção de tornar o texto mais fluido, temos a ocorrência de zeugma, por isso a resposta correta é a alternativa A.

 

E então, concurseiro, pronto para resolver mais uma prova de concurso em vista de seus objetivos? Que tal escolher uma da FGV para praticar?

 

Bons estudos e até a próxima!

Profª Aline