Olá, concurseiro!

Como você sabe, muitas vezes, a agenda de um concurso, desde a sua autorização até a realização da prova, é bastante apertada, por isso, é fundamental que você saiba aproveitar o seu tempo de preparação, para poder absorver o máximo de conteúdo no tempo que você terá. Como você pode fazer isso?

 

A primeira coisa que você precisa fazer é definir um foco. Você pode se perguntar: que tipo de cargo vou pleitear nos concursos que desejo fazer? É claro que não precisa ser sempre o mesmo cargo, mas é importante que sejam cargos para os quais as provas tenham um conteúdo programático similar, pois, dessa maneira, ao se preparar para um concurso, você acaba se preparando para outros também, além disso, tem a chance de rever conteúdos com os quais tem mais dificuldade, turbinando, assim, a sua aprendizagem.

 

A segunda coisa a fazer é dimensionar quanto tempo livre você tem por semana para se dedicar à sua preparação e, neste momento, você precisa ser realista e honesto consigo mesmo. Não adianta fazer um cronograma de estudos para 20 horas semanais se você só dispõe de 10 horas para isso, pois, se fizer dessa forma, os conteúdos vão se acumular e você vai se atrapalhar.

 

calendarDefinidos esses dois aspectos, é hora de organizar sua agenda de estudos. Veja o conteúdo que você precisa estudar e faça um cronograma para abordar cada tópico. Se não houver tempo suficiente para estudar tudo, reserve mais tempo para os assuntos que você conhece menos ou com os quais tem mais dificuldade e veja os tópicos que você conhece mais de modo mais rápido.

 

Veja que a organização do tempo é fundamental para ter sucesso na sua preparação. Então não marque bobeira e comece já a organizar o seu tempo!

 

Até a próxima!

Profa. Danusa