Olá, concurseiro!

Hoje vamos falar sobre um aspecto da prova de redação que pode minar as suas chances antes mesmo de você começar a escrever o seu texto: a interpretação da proposta de redação. Um dos grandes problemas das pessoas em geral é a falta de paciência ou mesmo a dificuldade para ler e interpretar um texto. Por isso, é importante que você esteja atento a este aspecto, pois, se não interpretar a proposta corretamente, pode até ter sua redação zerada.

 

LEIA a proposta de redação da provadetective

Destacamos a palavra leia para você entender a importância desta ação para a escrita da sua redação. O primeiro passo na prova é ler a proposta. Mas isso não significa apenas conhecer o que está escrito ali. Você precisa ler e interpretar, ou seja, compreender o que a prova quer que você faça no seu texto. Para isso, você pode sublinhar os pontos importantes da proposta (se a prova permitir rasurar o caderno), destacar em um rascunho os aspectos mais relevantes, e, principalmente, dedicar um tempinho (não muito) para pensar sobre o que a prova está pedindo e como você pode escrever o seu texto.

 

Faça um projeto de texto

Talvez você esteja cansado de “ouvir” isso, mas sempre insistimos na importância de se fazer um projeto de texto pois, mesmo com toda essa insistência, muitos alunos acham que ele é dispensável, não fazem o projeto e muitas vezes acabam zerando na redação pois fugiram do tema. Para que isso não aconteça com você, faça uma estrutura do que irá abordar no seu texto. Defina qual será a sua tese e os argumentos para defendê-la. Você deve fazer isso em tópicos para facilitar a visualização durante a escrita do texto e depois na sua revisão.

 

Exercite a leitura e a interpretação

Se você acha que tem dificuldades com leitura e interpretação, você pode exercitá-la. Especificamente para a leitura da prova, você pode selecionar algumas propostas de redação de diferentes concursos e de diferentes bancas. Leia a proposta seguindo as dicas que demos aqui. Procure observar como cada banca trata a prova de redação e o que ela costuma abordar. Isso vai deixá-lo confiante para começar a sua redação na prova, pois você saberá de onde partir.

 

Não descuide da interpretação da proposta de redação. Ela é o primeiro passo para um texto nota 10!

 

Bons estudos e até a próxima!
Profa. Danusa