Reprovar em um concurso público é uma das maiores frustrações na vida de um concurseiro, não é mesmo? Depois de tanto trabalho, horas de estudo e renúncia a vários pequenos prazeres da vida, ter um resultado desses acaba fazendo muitos desistirem no meio do caminho. Mas como sou otimista e gosto de contrariar todas as expectativas ruins, resolvi escrever esse post para dizer que a reprovação pode sim ser muito positiva. Veja como prestar vários concursos pode enriquecer a sua formação e desempenho:

 

Pontos fortes e fracos. A cada concurso prestado, você tem a chance de revisar a prova e verificar em que disciplinas foi bem ou mal. Então, utilize essa análise a seu favor e reelabore o plano de estudos, favorecendo o conteúdo mais difícil, sem deixar de os mais fáceis de lado.

Gestão do tempo. Quanto mais provas prestar, mais controle de tempo você pode adquirir. Não basta só dominar conteúdo proposto pelo edital se a sua gestão de tempo for ruim e por mais que você faça simulados, as condições nunca serão exatamente as mesmas do dia do exame.

Estresse sob controle. O nervosismo pode atrapalhar até o candidato mais bem preparado para o concurso, por isso, sai na frente o concurseiro que apresenta uma boa dose de calma e autocontrole. A vantagem de já ter feito outras provas é a diminuição da ansiedade e mais confiança para encarar a maratona de exames.

Redação cada vez melhor. Além de investir na escrita da redação ao longo da preparação, o concurso é uma excelente oportunidade de colocar em prática a sua habilidade argumentativa. Não deixe de analisar a sua redação depois da prova, principalmente se ela vier comentada pela banca examinadora. Também procure modelos de provas que foram bem avaliadas no mesmo concurso, para melhorar a redação nas próximas provas.

 

Quero terminar dizendo que o melhor concurseiro é o ‘concurseiro treineiro’, bem preparado pelas suas experiências anteriores, cada vez mais confiante e com expectativas na dose certa. Portanto, se você está desanimado por não ter passado desta vez, tire um tempo (não muito longo) para descansar e volte com tudo para os estudos. Boa sorte e até a próxima semana!

Professora Flávia