Olá, concurseiro!

Hoje vamos finalizar nossa série de artigos que abordam questões importantes das provas de concurso elaboradas pela FGV. Após nossa análise inicial, a respeito da prova como um todo, seguida da resolução de alguns exercícios de múltipla escolha, abordaremos aqui uma redação, mostrando como o aluno deveria desenvolver a questão proposta no exame.

 

Assim como no último post, seguimos discutindo a prova para Policial Legislativo Federal, de 2012, mas com enfoque na redação. Na verdade, nesta prova em especial, o candidato tinha uma proposta de redação de texto dissertativo-argumentativo e também uma questão discursiva a ser respondida.

 

Em se tratando da redação, a proposta estava baseada em tira dos cartunistas Fábio Moon e Gabriel Bá que abordava a correria das pessoas, a busca pelos sonhos e a passagem do tempo. A tira servia apenas como inspiração para o desenvolvimento dos argumentos. Veja a seguir:

 

 

A proposta era a seguinte:

“Tomando o quadrinho acima, dos cartunistas Fábio Moon e Gabriel Bá, apenas como inspiração, elabore um texto dissertativoargumentativo discutindo se, no mundo atual, a velocidade das mudanças impõe às pessoas a necessidade de uma busca intransitiva, absoluta”.

 

Trata-se de uma temática bastante atual, que poderia enfocar toda a busca e a ansiedade do ser humano em conseguir a profissão almejada, a vida sonhada, o que muitas vezes o leva a “correr contra o tempo”. Primeiramente, era necessário deixar claro se você, concurseiro, concorda com essa afirmação de que há correria desenfreada. A partir disso, você deveria levantar argumentos para provar sua tese inicial, como citar o sistema capitalista, o desejo de vencer, o anseio da satisfação pessoal ou até mesmo a visão de que o ócio é um desperdício, já que vivemos sob a máxima de que “tempo é dinheiro”. Tudo isso poderia embasar sua discussão.

 

A partir dessas ideias, era preciso detalhá-las em função da tese inicial, e concluí-las de modo a retomar esse ponto de vista da introdução, sem se esquecer, é claro, da preocupação com a linguagem, com as regras gramaticais, com a escolha de conectivos e com a inserção de informações que possam mostrar seus conhecimentos de mundo. Assim, sua redação receberia boa pontuação.

 

E então, por que não treinar agora mesmo?

 

Boa prática e até a próxima!

Profª Aline