Olá, concurseiro

Em nosso último post, abordamos questões de Língua Portuguesa da prova de Tecnologista em Desenho Industrial, do INPI, de 2014, preparada pelo CESPE. E para finalizar nossa abordagem a respeito de como o CESPE organiza as provas de concurso que elabora, hoje vamos observar juntos a proposta de redação desse mesmo concurso de Tecnologista em Desenho Industrial, a fim de perceber o que é mais importante na hora de escrever nosso texto.

 

Tratava-se da elaboração de um texto dissertativo a respeito do seguinte tema “MUDANÇAS CLIMÁTICAS E O DESAFIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”. Porém, não bastava simplesmente dissertar sobre as mudanças climáticas atuais, era também necessário seguir um roteiro que atendesse a três exigências propostas. Vejamos abaixo a comanda na íntegra:

O ano de 2014 pode ser o mais quente desde o início dos registros de temperatura no mundo, em 1880. O alerta veio da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos da América, após a divulgação de que os meses de maio, junho, agosto e setembro bateram recordes de calor. Desde o início das medições, 2005 e 2010 foram os anos mais quentes da história. O pequeno intervalo entre os anos é um exemplo do efeito crescente das mudanças climáticas. Os dez anos mais quentes já registrados ocorreram nos últimos quinze anos e esta é a primeira vez em que o mês de setembro apresenta temperaturas tão altas sem a forte presença do fenômeno El Niño, que, no entanto, ainda pode manifestar-se este ano.

O Globo, 22/10/2014, p. 30 (com adaptações).

        

Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter meramente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS E O DESAFIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

  • fatores determinantes para a elevação da temperatura; [valor: 12,50 pontos]
  • impacto das alterações do clima na vida das sociedades; [valor: 12,50 pontos]
  • sustentabilidade como pressuposto para o desenvolvimento. [valor: 13,00 pontos]

 

A partir da leitura do texto motivador, é possível perceber que ele reforça a ideia de que a temperatura do planeta tem se elevado gradativamente, e isso se deve às mudanças climáticas que vêm ocorrendo. O texto cita, inclusive, o fenômeno El Niño, um dos muitos que poderiam aparecer nesta redação. Seguindo esta linha de raciocínio, os candidatos precisariam então elencar fatores que desencadeiam estas mudanças, falar como isso afeta a vida das pessoas e, a partir disso, mostrar como o desenvolvimento sustentável é uma das maneiras de amenizar essa situação.

 

Veja, concurseiro, que seu projeto de texto já está pronto. O roteiro do que precisa ser desenvolvido em sua redação está já pré-determinado. O que falta é escolher as informações que você vai detalhar em sua argumentação e, com elas, mostrar seus conhecimentos de mundo sobre o tema proposto. Note que cada um dos itens exigidos tem uma nota a ser atribuída. Portanto, muito cuidado! Não se esqueça de cumprir os requisitos obrigatórios ou sua nota será prejudicada!

 

Inicialmente, assuntos como o aquecimento global, a urbanização das cidades, a Revolução Industrial e a formação das chamadas “ilhas de calor” poderiam ser citados para introduzir o tema. Trabalhar esses itens já cumpriria o requisito A, “fatores determinantes para a elevação da temperatura”.

Na sequência, a redação do aluno deveria ser capaz de mostrar como as consequências dessas mudanças climáticas são graves e prejudicam a vida das sociedades. As enchentes, as secas prolongadas, a migração de pessoas em busca de sobrevivência, por exemplo, poderiam ser citados como tristes consequências advindas dessa problemática. Isso cumpriria o item B, “impacto das alterações do clima na vida das sociedades”.

Por fim, a respeito do item C, “sustentabilidade como pressuposto para o desenvolvimento”, de maior valor, era esperado que uma análise fosse realizada, mostrando como a sustentabilidade é essencial. Falar sobre repensar as bases do desenvolvimento das sociedades, em prol de uma vida mais sustentável e que valorize os recursos naturais ao invés de se fazer “progresso a todo custo” seria uma boa maneira de finalizar esta redação, cumprindo, assim, todas as exigências propostas.

 

E então, concurseiro, que tal praticar esse tema tão atual?

 

Bons estudos e até a próxima!

Profª Aline