Texto 1 

Na última segunda-feira (25 de junho), a comissão especial criada na Câmara dos Deputados para discutir o projeto de lei 6.299/2002, que propõe alterações na atual legislação de agrotóxicos, aprovou texto que divide opiniões. De um lado, empresários do agronegócio comemoram o parecer do relator Luiz Nishimori (PR-PR) sob o argumento de que moderniza a aprovação e regulação dos pesticidas. Do outro, organizações de promoção à saúde coletiva e defesa do meio ambiente afirmam que o relatório flexibiliza significativamente o processo, o que representa riscos não só aos trabalhadores do campo, mas também aos consumidores dos alimentos expostos aos agrotóxicos. (Disponível em https://apublica.org/2018/07/brasil-sera-paraiso-dos-agrotoxicos-diz-pesquisador/. Acesso em 04 jul. 2018)

Acesso de Usuário

Texto 2

 

(Disponível em http://www.aatijupa.org/2013/01/a-luta-constante-contra-os-agrotoxicos.html)

Texto 3

A utilização de agrotóxicos tem crescido vertiginosamente em território brasileiro, sendo que, desde 2008, o país assumiu o posto de maior consumidor mundial destes produtos. Este contexto tem resultado em impactos socioambientais intensos e, muitas vezes, irreversíveis. Devem ser destacados os impactos relacionados à saúde da população do campo e da cidade. Os casos de intoxicação direta por trabalhadores rurais e agricultores camponeses, e a contaminação através do consumo de alimentos envenenados representam possibilidades de intoxicação por agrotóxicos. Isto tem levado a consideráveis problemas de saúde pública, como o aumento de problemas renais e do número de casos de câncer, entre outros. (DUTRA, R. M.S. e Souza, M. M. Impactos negativos do uso de agrotóxicos à saúde humana, In: HYGEIA, n.13, 2017. Disponível em http://www.seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/viewFile/34540/20580. Acesso em 04 jul. 2018)

O uso dos agrotóxicos pela agricultura no Brasil é um assunto de extrema importância porque envolve questões referentes à economia, ao meio ambiente e à saúde. Com base nos seus conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação e nos textos apresentados acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo:

As consequências do uso de agrotóxicos pela agricultura no Brasil

Clique abaixo para enviar sua redação para correção profissional!