Texto 1

Isolamento, irritabilidade, rebeldia, melancolia. Características consideradas típicas da adolescência podem ser indícios de uma depressão. A psicanalista Sara Kislanov, palestrante dos Encontros, acrescenta que o jovem passa por modificações hormonais, está em busca de uma identidade e tem a perda de idealizações, por exemplo do corpo ideal, que podem se transformar em conflitos mais sérios.

É um momento muito sofrido, de muitas perdas, que provavelmente contribui para o aumento do índice de depressão – afirma. 

No Brasil, 21% dos jovens entre14 e 25 anos têm sintomas indicativos de depressão. Entre as mulheres, a proporção é de 28%, segundo dados do 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas, realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)(Localizado em http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/depressao-principal-doenca-da-adolescencia-12588925#ixzz4fA80rk17. Acesso em 24/04/2017) 

 

Texto 2

depressao

(Localizado em http://portaldonic.com.br/jornalismo/depressao-em-universitarios-um-mal-cada-vez-mais-comum/. Acesso em 24/04/2017

 

Com base nos textos acima e no seu conhecimento de mundo, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:

Depressão na adolescência: medidas para resolver esse problema

 

Clique aqui para enviar sua redação para correção profissional!