Texto 1

Intitulada Degradação e preservação: uma análise histórico-econômica das ocupações humanas na Amazônia, a pesquisa de Cantagalo, que é professor do IFSP (Instituto Federal de São Paulo) em Piracicaba, aponta que a destruição da floresta está diretamente relacionada à entrada e ao avanço do sistema de mercado na região. “A literatura diz que o problema de degradação da Amazônia começou nos anos 60, 70. Mas não, o problema da Amazônia começa com o colonizador e ele vai crescendo e se expandindo. Os primeiros dados estatísticos são de 1920, 1940 e ali já dá para ver que a Amazônia estava sendo degradada”, explica o pesquisador. Em sua tese, ele se baseou em análise dos dados dos censos agropecuários de 1920 a 2006, além de ampla revisão bibliográfica para elucidar a hipótese central da tese.

Segundo Cantagalo, as intervenções governamentais na região são para maquiar os problemas, sem interferir nos interesses econômicos. “Quando surgem as políticas ambientais para a região, elas são simplesmente para tentar corrigir um desmatamento, nunca para propor um desenvolvimento para a região, nunca para focar na autonomia ou nas potencialidades específicas daquela população. É sempre uma tentativa de modernizar, mas no sentido de tornar tecnológico e incluir em mercados globais, nunca de olhar para a região com suas especificidades”, aponta. (Disponível http://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-ambientais/intervencoes-na-amazonia-maquiam-problemas-aponta-pesquisador/. Acesso em 14/10/2017)

 

Texto 2

 

(Disponível em https://www.ecodebate.com.br/2017/10/10/infografico-triste-evolucao-recente-do-desmatamento-da-amazonia/. Acesso em 14/10/2017).

 

Texto 3

 

(Disponível em https://www.ecodebate.com.br/2017/10/10/infografico-triste-evolucao-recente-do-desmatamento-da-amazonia/. Acesso em 14/10/2017).

 

Com base nos textos acima e no seu conhecimento adquirido ao longo da sua formação, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:

Devastação na Amazônia: causas e consequências

 

Clique aqui para enviar sua redação para correção profissional!