Texto 1

Nesse momento de crescimento e transformação, o vestibular destaca-se na vida desses jovens. Trata-se de um concurso público que permite o acesso ao ensino superior no Brasil, selecionando, classificando e, na maioria dos casos, eliminando quem anseia por uma vaga. A pressão sobre os estudantes é intensa, tendo em vista a dificuldade do exame, principalmente em instituições públicas, e a expectativa criada para o ingresso no ensino superior (Martins, 2004, p. 1). Os dados do Concurso Vestibular 2007 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul são ilustrativos. Para o curso de Medicina, foram oferecidas 140 vagas para 5079 inscritos, uma média de 36 pessoas por vaga. Desconsiderando as possíveis abstenções, 97,2% dos vestibulandos não são aprovados (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007), mostrando a inacessibilidade do curso.

Podemos afirmar que o vestibular é um ritual de passagem permeado por desafios acrescidos das características conturbadas da adolescência – crisedeidentidadeeprojetoprofissional.Emfunção disso, é recomendado que os jovens, durante esse período, procurem uma orientação que os auxilie (Silva & Soares, 2001, p. 117). Assim, na vida do jovem brasileiro, o exame vestibular pode ser considerado um forte gerador de estresse, que se expressa através de tensão exacerbada, diminuição de memória, irritabilidade, sonolência e perda de concentração (Rocha et al., 2006, p. 97). (PERUZZO et all, Estresse e vestibular como desencadeadores de somatizações em adolescentes adultos jovens. In: Psicologia Argument, 2008)

 

Texto 2 

A estudante Mariana Vakahara, 19, que foi dada como desaparecida por 24 horas ao ir fazer a primeira prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), no último domingo (5), em São Paulo, fugiu do exame. Ela foi de ônibus, para Campos do Jordão, cidade a 198 km da capital paulista, por “se cobrar muito por um resultado positivo”, segundo a Polícia Civil. Ela já havia prestado a prova do Enem três vezes e dessa vez queria cursar Economia ou Contabilidade. (Disponível em https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2017/11/07/aluna-desaparecida-no-enem-sequer-fez-a-prova-e-fugiu-por-se-cobrar-muito.htm. Acesso em 13/11/2017)

 

Com base nos textos acima e nos seus conhecimentos de mundo, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:

Estresse e vestibular na vida dos adolescentes

 

Clique aqui para enviar sua redação para correção profissional!