Olá, concurseiro

Vamos começar uma série de depoimentos e entrevistas com pessoas que já passaram por concursos e, tendo obtido bons resultados nas provas prestadas, trazem dicas importantes para vocês, além de um pouco mais de motivação para a jornada de estudos. Para começar essa série, a equipe Concurseiro Preparado sugeriu que eu falasse um pouco de minha experiência pessoal, como profissional da área de Letras e também concurseira. Então, hoje vou falar um pouco sobre mim.

 

classroom_filledVocês que acompanham nossas postagens, que enviam redações e dúvidas para nossa página, sabem que sou uma das professoras envolvidas com as correções aqui do blog, não é mesmo? Além disso, como professora que sou, já enfrentei alguns concursos, almejando, como muitos de vocês, a tão sonhada estabilidade que um cargo efetivo costuma oferecer.

 

goal_filledO que posso garantir a vocês é que o clichê realmente se aplica: toda experiência é válida. Muitas vezes, quando ouvimos alguém dizendo isso, acreditamos que estão tentando nos consolar por algum resultado negativo; contudo, essa frase tão comum é muito verdadeira. Nem sempre conseguimos o resultado esperado logo na primeira tentativa, mas, a partir dos acertos e dos erros, temos a chance de observar nossos pontos fortes e também aquilo que precisa ser melhorado. Portanto, concurseiro, esteja atento a você mesmo. Aproveite todas as oportunidades que surgirem, dedique-se muito e aprenda com os próprios erros.

 

reading_filledHá alguns anos, prestei um concurso de docência e não consegui permanecer entre os cinco classificados. Por isso, quando todas as etapas do concurso terminaram, analisei os itens em que obtive as melhores notas e, além disso, observei quais foram aqueles que prejudicaram minha nota final. A partir de então, comecei a me dedicar mais aos estudos, para suprir meus pontos fracos. Isso fez com que, no concurso seguinte, eu conquistasse o terceiro lugar entre os cinco aprovados.

 

rulesAlém disso, passei a ficar mais atenta aos detalhes do edital. Se você souber exatamente o que será exigido de você, terá mais chances de sucesso, pois poderá se preparar melhor. Soma-se a isso o fato de que, conhecendo bem todas as etapas, estará menos exposto a crises de ansiedade. Logo, informe-se.

 

examOutro ponto que sempre me ajudou foi estudar por provas antigas, já que sempre gostei de saber o que estaria por vir. Assim, observando e resolvendo os exercícios, além de estar mais segura quanto às etapas do processo seletivo, também testava meus conhecimentos. A cada prova realizada, fazia um novo levantamento de acertos e erros e, então, voltava ao início: observar-me.

 

thumbs_upA jornada, concurseiro, nem sempre é curta ou fácil, mas certamente vale a pena. Sendo assim, não desista. Estude mais, respire fundo e concentre-se, trace metas e descubra estratégias para alcançá-las. Acredite em você mesmo e aproveite todas as experiências que tiver. Aprenda com seus erros, levante-se e tente novamente. Com foco e dedicação você consegue!

 

Bons estudos e até a próxima!

Profª Aline