Olá, Concurseiro!

O ano já está correndo a todo vapor, com milhares de vagas anunciadas e concursos importantes abertos e previstos. Tenho certeza que logo já será a sua vez de conquistar uma vaga!

Para isso, é muito importante que você comece os estudos desde já e se mantenha motivado durante todo o ano. Por falar em motivação, hoje abordarei uma questão que afeta boa parte dos concurseiros: a síndrome do “não sei escrever”.

Sabe aquela sensação estranha de quando você tem uma folha em branco em uma mão, uma caneta na outra e … parece que não vai dar conta? Pois é… todos já passamos por isso! Mas não desanime! Isso não significa que você não sabe escrever, apenas que precisa aprender a seguir as instruções da proposta e elaborar um bom projeto de texto.

Procure ao seu lado… ou no verso da prova. Tenho certeza de que você tem mais de uma folha em branco por perto. Pegue esta segunda folha e comece a planejar.

Não se preocupe em construir o texto logo no início, como se fosse um rascunho. Não é esse o objetivo! Você precisa ler a proposta com atenção e depois ir listando as ideias, todas as ideias, que forem surgindo. 

Não surgiram ideias? Então leia os textos de apoio, eles estão lá para isso mesmo!

Não sabe como escrever uma palavra? Escreva do jeito que você entender, a ortografia agora não é o principal (ainda estamos na fase de projetar o texto!). O importante é você entender o que está pensando. E aí? Listou as suas ideias? É isso aí! Viu como você sabe escrever?

Agora o problema é outro: selecionar. Selecione aquelas ideias que mais se encaixam à proposta e que têm relação entre si. Não fique triste, você pode usar essa ideia super legal que você teve, mas que não se encaixou aqui, em outro texto. Agora é só organizar o texto, acertar a ortografia e demais regras gramaticais e arrasar na redação!

Agora chega de dizer que não sabe escrever, ok?

É claro que esse é apenas o começo! Para ajudar a exterminar essa ideia de que você não sabe escrever, preparei um PDF rápido de 1 página + aula em vídeo bônus para você nunca mais se perder ao treinar a redação.  É o meu presente especial para a comunidade de concurseiros. Aproveite, pois não vai ficar no ar por muito tempo! Clique aqui para acessar 

Ah, aproveite também a empolgação e deixe um comentário aqui embaixo! Não esqueça de curtir para que seus amigos e conhecidos também conheçam nossas dicas. 

Muita força e motivação! Você vai chegar lá, e nós vamos ajudar com isso.

Até a próxima dica!

– Profa. Fernanda