Ultimamente, tenho conversado com concurseiros veteranos e concursados sobre o que eles julgam ser as maiores dificuldades do processo de preparação. Sem utilizar as mesmas palavras, percebo que a ideia é sempre a mesma: o maior desafio do concurseiro é ultrapassar os seus próprios limites. Parece papo de autoajuda, mas não é. Por mais que haja uma enorme concorrência em concursos, nada pode ser mais devastador do que o desânimo e a falta de confiança no seu plano de estudo.

 

Uma boa nota na redação é crucial para ser aprovado no concurso público. 

Clique aqui, baixe nosso guia gratuito e evite que a redação seja uma barreira para você!

Hoje, quero falar especialmente sobre a  presença da prova de redação nos concursos públicos. Muitos concurseiros fogem de concursos com redação por acharem que não estão preparados ou que simplesmente não sabem escrever.  

Como já falei em outros posts, a escrita é uma habilidade a ser aprendida e pode ser melhorada com o tempo e muito treino. É natural que algumas pessoas gostem mais de escrever do que outras, mas se escrever bem fosse comprovadamente um dom inato, então a redação não poderia servir de instrumento de avaliação para todos os candidatos. Saber escrever exige treino constante.

Nunca escrevemos tanto quanto nos dias atuais. Enviamos e-mail e mensagem via rede social, participamos de bate-papo em aplicativos de telefone ou tablete, fazemos relatórios, monografias e trabalhos de conclusão de curso no computador. Você pode não se dar conta, mas escreve praticamente todos os dias.

Para fazer uma redação, precisamos adequar a escrita ao registro formal da língua e também conhecer diferentes tipos de texto (argumentativo, carta, artigo de opinião, etc.). Um bom curso de redação e o acompanhamento de um professor fazem uma grande diferença para a sua formação. Portanto, pare de perder tempo achando que escrever não é com você e comece a se preparar. Enquanto outros concurseiros ainda pensarem desta forma, conquistar a confiança necessária para escrever faz você largar bem mais para frente.

 

Um abraço e boa sorte!

 

Professora Flávia

 

Clique aqui para baixar um GUIA GRATUITO sobre a Anatomia da Dissertação e nunca mais fique perdido na redação!