Olá, concurseiro!

Alguns de vocês, talvez, sejam de uma geração em que não podíamos recorrer à internet quando queríamos saber algo. Em geral, nós conhecíamos o mundo por meio da televisão, do rádio e de materiais impressos, como livros, revistas e jornais. O advento da internet melhorou muito nosso acesso à informação, pois hoje podemos consultar qualquer assunto de maneira rápida, além de ter à nossa disposição inúmeros materiais.

Porém, nem tudo são flores. Como a internet é um meio livre de produção e circulação de informação, há nela muita coisa ruim, muitos materiais que trazem informações erradas, que são cópias de produções alheias, mas são assumidos como se fossem de autoria própria e que são extremamente superficiais. Desses materiais, você deve fugir!

Assim, a internet pode ser uma excelente ferramenta de estudo, mas você deve saber utilizá-la a seu favor. Para que você posa usá-la de modo proveitoso nos estudos, é importante que você siga algumas dicas:

  • Acesse sites de instituições renomadas, que têm um trabalho sério não só na internet, mas também fora dela, como sites de universidades, de revistas e jornais renomados, de canais de televisão conhecidos, etc.
  • Procure checar as informações que você acessa na internet, verificando se elas estão fundamentadas em fontes confiáveis.
  • Fuja de sites sensacionalistas de notícias e que trazem informações muito superficiais sobre um assunto.
  • Leia diferentes materiais sobre um mesmo tema para ampliar sua visão sobre o assunto.
  • Aproveite os vários vídeos interessantes para ampliar seu conhecimento e seu repertório, tais como videoaulas, debates, entrevistas, palestras, etc., mas sempre de canais oficiais.
  • Fique atento à qualidade da produção do site ou do vídeo. Isso demonstra que se trata de um trabalho sério e autoral.

Tendo esses cuidados, a internet pode ajudar muito nos seus estudos. A seguir, indicamos alguns sites interessantes para você utilizar:

Univesp TV: https://www.youtube.com/user/univesptv

BBC Brasil: http://www.bbc.com/portuguese

Superinteressante: http://super.abril.com.br/

Revista de História da Biblioteca Nacional: http://www.revistadehistoria.com.br/

Uma última dica é tomar cuidado com sites que são construídos de forma colaborativa, como a Wikipedia, pois o site não se responsabiliza pelas informações, que são produzidas por qualquer usuário da internet e que, portanto, têm grandes chances de trazer erros e informações equivocadas. Você pode usá-los, mas sempre verifique as informações e tenha mais cautela com esse tipo de site.

 

Bons estudos e até a próxima!

Profa. Danusa