Olá, concurseiro

Esta semana, vamos falar um pouco sobre autoria, um dos diferenciais entre uma boa e uma ótima redação, de acordo com os critérios de correção de muitos concursos. Afinal, como escrever um texto realmente autoral?

 

cat-tecnicasestudoTemos insistido em nossas últimas postagens na necessidade de se construir um projeto de texto sólido, que mostre um ponto de vista bem defendido, por meio de argumentos consistentes que extrapolem a coletânea e o senso comum. Para que isso aconteça, é necessário que se tenha informações pertinentes no desenvolvimento da argumentação; dados que exponham os conhecimentos de mundo de cada candidato.

Mas afinal, o que é esse tão requisitado conhecimento de mundo? Como adquiri-lo e empregá-lo na redação?

 

globeConhecimentos de mundo não são apenas as informações que dizem respeito às atualidades, são também aquelas adquiridas ao longo de sua formação, concurseiro. Tudo o que você aprendeu e vivenciou pode ser usado em favor de uma boa argumentação. E quando falamos em aprender, pensamos em diversas áreas do conhecimento, como História, Geografia, Artes, Literatura, Sociologia, entre outras. Um diálogo bem arquitetado entre o tema da redação e esses conhecimentos de mundo fará com que seu texto fique mais interessante, bem fundamentado e autoral, mostrando uma visão mais ampla do assunto abordado.

E como podemos enriquecer nossa argumentação? Lendo com frequência. Isso mesmo! Quanto mais você lê e se informa, concurseiro, mais você aprende e, consequentemente, mais dados tem à disposição para serem usados em seu texto. Por isso, esteja sempre em contato com boas matérias que possam ajudar a ampliar sua visão de mundo.

 

newsPensando nisso, uma sugestão é que você acompanhe os artigos de opinião de alguns colunistas de jornal. Esses articulistas abordam muitos assuntos que estão sendo discutidos na atualidade e que podem ser exigidos em algum concurso que você prestará. Assim, você já terá a chance de acompanhar diferentes pontos de vista sobre assuntos atuais. Além disso, esses são textos de opinião, a modalidade mais frequentemente cobrada em concursos que constroem propostas em torno de redações dissertativo-argumentativas. Por isso, mais ainda do que conhecer novos dados, você poderá observar a defesa de um ponto de vista por meio do emprego desses dados, contribuindo com seu aprendizado, concurseiro, no que diz respeito a argumentar. Soma-se a isso a observação da linguagem utilizada nesses artigos. Você pode se surpreender com a quantidade de termos novos, construções frasais interessantes e recursos coesivos diversificados que pode aprender quando lê com regularidade!

 

detectiveVocê pode acompanhar, por exemplo, jornalistas e colunistas do jornal El País, cujos textos você consegue acessar on-line. São textos que sempre partem de assuntos da atualidade, fundamentando o ponto de vista, exemplificando-o, buscando apontar fatores históricos e culturais que influenciam determinadas discussões e fazendo o leitor também refletir a respeito. Textos assim são fundamentais para que você, concurseiro, consiga desenvolver suas habilidades argumentativas.

Você também pode, concurseiro, encontrar outras colunas que sejam de seu interesse. O jornal O Estado de São Paulo também conta com uma equipe de colunistas e disponibiliza on-line muito conteúdo, diferente do que acontece com a Folha de São Paulo, por exemplo, que reserva grande parte das matérias da web apenas para assinantes.

E você, o que está esperando para começar a ler e a entender o mundo?

 

Boa leitura e até a próxima!

Profª Aline

Shares