Texto 1

(Disponível em https://outraspalavras.net/capa/facebook-e-seu-novo-algoritmo-a-distopia-total-2/. Acesso em 21 jan. 2018)

 

Texto 2

O fato de que o Facebook vai simplesmente nos mostrar menos notícias já o torna mais eficiente que o Estado totalitário descrito por Orwell. Os líderes do Partido no Ministério da Verdade devem estar se lamentando: fazer com que bilhões de pessoas vejam notícias através das mídias sociais e depois simplesmente eliminar esse tipo de conteúdo? Sem reescrever o The Times, sem necessidade de qualquer buraco de memória, apenas fazer com que as notícias desapareçam dos meios digitais? Como não pensamos nisso?

Um breve lembrete da importância disto. Em agosto de 2017, de acordo com o Pew Research Center, 67% dos estadunidenses acessaram notícias nas mídias sociais — um aumento de 5% em relação ao ano anterior. No Facebook, 68% dos usuários acessaram notícias a partir do feed. Pela primeira vez na pesquisa Pew, a maioria dos norte-americanos com mais de 50 anos passou a acessar notícias a partir das mídias sociais.

Tornar-se a maior fonte de informações e depois simplesmente sumir com as notícias não é apenas uma escandalosa recusa de responsabilidade cívica. É também parte do manual da distopia.

Uma parte frequentemente esquecida e descaracterizada do clássico de Orwell: a vasta maioria da sociedade da Oceânia, os Proles, não recebia quaisquer notícias, nem mesmo falsas. Eles eram mantidos em estado de felicidade através de uma dieta constante de canções ruins e histórias lúgubres. O Facebook agora superou o Partido: os feeds serão igualmente repletos de porcarias, conteúdos rasos, mas os Proles serão seus produtores. E o Facebook ainda ganha dinheiro com isso! (Disponível em https://outraspalavras.net/capa/facebook-e-seu-novo-algoritmo-a-distopia-total-2/. Acesso em 21 jan. 2018)

Com base na leitura dos textos acima e do seu conhecimento de mundo, escreva um texto dissertativo argumentativo sobre o seguinte tema:

Redes sociais e alienação social

 

Obs: Na elaboração dessa proposta, recomendamos articular a sua argumentação com o livro 1984, de George Orwell. Por isso, sugerimos a leitura deste livro.

Clique abaixo para enviar sua redação para correção profissional!