Olá, concurseiro!

Você sabe como utilizar diferentes tecnologias a seu favor durante a preparação para o concurso? Veja agora como telefones, tabletes, redes sociais e a internet em geral podem te ajudar.

 

Tabletes, telefone e aplicativos

Se você tem algum tipo de tablete ou smartphone, pode aproveitar diversos aplicativos gratuitos disponíveis nessas plataformas para se informar melhor e até estudar. A vantagem dos aplicativos é poder acessar conteúdos de disciplinas específicas como direito, engenharias e contabilidade. Você pode encontrar calculadoras e outras ferramentas de cálculos, simulados e testes. Há também aplicativos mais informativos com datas e editais de concursos.

Lembre-se que essas ferramentas não substituem livros e outras modalidades de estudo, mas podem ser uma mão na roda.

 

Internet

Nem só de tabletes e smartphones vive o concurseiro tecnológico. O acesso à internet, na plataforma do computador, também oferece muitas vantagens. Nosso blog já é um exemplo disso. Além de cursos, você pode encontrar sites especializados em concurso e materiais. Faça uma seleção e marque os sites mais úteis na barra de favoritos. Você pode até organizar uma pasta de favoritos, assim o acesso fica mais fácil. Não se esqueça de pesquisar diretamente os sites das instituições que oferecem as vagas.

 

Redes sociais

Da internet, não podemos deixar de destacar as redes sociais. Nos dias de hoje, quase todo mundo possui uma conta no Facebook, Twitter, LinkedIn, entre outros. As redes são excelentes fontes de atualização sobre concursos. Procure os perfis voltados para o assunto e curta ou adicione a conta para você receber notícias. No Twitter você encontra uma infinidade: UTI dos concurseiros, Tudo sobre concursos, e-concursos, Vida de concursos, Concurseiros BR, Jornal dos Concursos, etc.

Você também pode criar sua própria rede social, com a participação de amigos ou colegas concurseiros. Basta gerar um grupo (no yahoo, google+, ou em outra plataforma digital) para iniciar discussões e promover troca de informações. Até o uso de e-mail pode ser uma boa pedida! Sugira mais de um moderador para o grupo, assim nem todos ficam sobrecarregados para gerir as troca de contatos.

 

Plataformas de vídeos

No Youtube, por exemplo, há vídeos que podem ajudar. Você pode fazer uma inscrição para receber vídeos associados ao tema. O importante é sempre fazer uma triagem para não perder tempo com informações que não tem qualidade ou não vão te ajudar de verdade. A tecnologia deve ser usada sempre com moderação.

 

Hoje vimos alguns exemplos de como o uso de plataformas tecnológicas e digitais podem auxiliar a vida do concurseiro. Então, deixe o Candy Crush e o bate-papo da rede social de lado e embora estudar!!!

 

-Profa. Flávia