Olá, concurseiro!

Hoje vamos mostrar o último passo para trilhar o caminho para uma boa argumentação. Já falamos da criação de um bom repertório e também da importância da definição clara de uma tese, o que pode ser feito com um bom projeto de texto. Para fechar, vamos mostrar como você pode incrementar sua argumentação por meio de algumas estratégias.

 

Em geral, as propostas resize_horizontal_filledde redação são feitas a partir de temas polêmicos, que costumam ter ao menos dois posicionamentos contrários bem marcados. Trabalhar em cima disso pode ser uma boa estratégia.

Você pode retomar o ponto de vista contrário ao seu para enfraquecê-lo: mostrando que ele não tem fundamento (que está baseado em crenças pessoais e não em raciocínios lógicos, que podem ser comprovados), apresentando alguns dados que provam que ele está errado, dando exemplos que contradizem esse posicionamento, etc. O importante é que você seja capaz de diminuir a força do ponto de vista contrário para que o seu ponto de vista faça mais sentido ao leitor.

 

Por exemplo, para o tema “redução da maioridade penal para 16 anos”, podemos identificar dois posicionamentos contrários: aquele que é favor da redução e aquele que é contra. Vamos supor que o ponto de vista do seu texto é contrário à redução, como você poderia enfraquecer o posicionamento de quem é a favor?

Você pode retomar o seguinte argumento deste grupo “a redução da maioridade penal irá reduzir a violência, pois os adolescentes passarão a ser punidos de forma mais severa” e mostrar que ele é falso, uma vez que os Estados Unidos punem seus adolescentes como se fossem adultos e ainda assim não houve redução da violência. Este é um fato e contra fatos é difícil argumentar.

 

alphabetical_sorting_2Outra boa estratégia é pensar na ordem em que você irá apresentar seus argumentos. Recomenda-se apresentar o argumento mais fraco/menos polêmico no início e deixar o mais forte/mais polêmico para o final. Dessa forma, você vai “conquistando” o leitor aos poucos, pois é mais fácil ele concordar com um argumento menos polêmico, que é mais consensual, para depois concordar com algo mais polêmico. Da mesma maneira, um argumento mais forte no fim do texto é uma boa cartada, pois não dá espaço para questionamento, pois está seguida da conclusão, que reforça o ponto de vista e encerra o texto.

 

Fazendo um bom projeto de texto, com uma definição clara da tese e dos argumentos, e utilizando as estratégias argumentativas, sustentadas em um bom repertório, com certeza você conseguirá construir uma boa argumentação no seu texto e terá sucesso na prova.

Bons estudos e até a próxima!

Profa. Danusa