Oi, pessoal! 
 
A partir de fevereiro, quem escreverá semanalmente no blog é a Profa. Aline. Quem é ou já foi nosso aluno deve conhecê-la, pois ela é uma de nossas corretoras e agora irá nos presentear com textos muito importantes sobre redação, português e vida de concurseiro.
 
Queremos também agradecer a importante contribuição da Profa. Danusa ao longo desses anos, com textos brilhantes e muito importantes em nossos blogs. Tenho certeza que esses posts ajudaram muitos concurseiros. Aproveitamos também para desejar à Danusa boa sorte nessa nova empreitada!
 
Agora, aproveitem o texto da Profa. Aline!
 
-Profa. Fernanda

 

 

A importância de se ter a redação corrigida por um especialista para o desenvolvimento e melhora do aprendizado em redação

 

Olá, concurseiro!

Hoje vamos falar sobre a importância de se ter a redação corrigida por um especialista durante o processo de desenvolvimento e melhora da escrita, auxiliando o aprendizado no que diz respeito à produção textual.

 

ideaPrimeiramente, como temos mostrado aqui no blog, as provas de concursos, em geral, têm valorizado bastante o aspecto global da compreensão que cada candidato apresenta da Língua Portuguesa. A antiga “decoreba” não tem mais vez! E não é apenas com relação aos conteúdos gramaticais essa postura, mas também na análise das redações.

 

Cada vez mais, aspectos como autoria, emprego de informações que mostrem conhecimento de mundo, diálogo com diversas áreas do conhecimento, somados à temática proposta para a redação, têm sido levados em consideração, sendo o diferencial entre uma pontuação mediana, normalmente percebida em redações mais embasadas no senso comum, e uma nota mais elevada. Então, vocês devem estar se perguntando: como saber se meu texto é suficientemente autoral? Como chegar a escrever uma redação que extrapole o senso comum? Este é um dos pontos a que o especialista em redação fica mais atento, sempre dando dicas valiosas para aprimorar o trabalho com os dados escolhidos, e sugerindo outras nuances que podem ser abordadas.

 


tree_structureAlém disso, o especialista fará sugestões referentes à estrutura textual, muitas vezes engessada pelos modelos aprendidos na escola. Ter bons padrões de escrita é importante, porém nunca se esquecendo de que temas diferentes pedem abordagens adequadas, o que será indicado pelo professor especialista. Quando estamos diante de um tema mais filosófico, como acontece com as propostas da FUVEST (vestibular), por exemplo, mais atentas às relações humanas, entre outras questões, o tipo de abordagem que se deve fazer não é o mesmo daquela usada em uma redação referente a propostas com temas mais objetivos – que exigem tratamento mais direto do assunto a ser desenvolvido – muito comuns em concursos.

 

high_priorityÉ importante ressaltar, ainda, a questão da linguagem, seja na escolha do léxico ou em nível gramatical. O professor especialista, além de mostrar os problemas referentes à norma padrão da língua, apontará possíveis inadequações vocabulares existentes, o que pode prejudicar muito a compreensão da ideia expressa no texto. Lembre-se, clareza é fundamental! E a maioria das provas desconta pontos preciosos de quem comete esses equívocos.

 

Outro ponto importante a ser observado é a questão do planejamento e da revisão dos textos. Infelizmente, muitos candidatos têm a falsa impressão de que a redação não precisa ser planejada e revisada, sobretudo na hora de tentar ser rápidos, pois tempo é essencial em um concurso, não é mesmo? Não perca o foco, concurseiro, construir um projeto de texto e revisar o texto final são passos importantíssimos no caminho para uma redação bem pontuada. E isso é constantemente retomado pelo professor especialista que acompanha o processo de desenvolvimento das habilidades da escrita. Quando a correção aponta falhas que o candidato não havia percebido em sua primeira leitura, a necessidade de se planejar fica evidente.

 

Portanto, valorize as correções das redações, esteja atento a cada dica ou comentário feito pelo especialista e aproveite para aperfeiçoar a escrita. Assim, com dedicação e com a ajuda de nossa equipe de especialistas, você vai chegar longe!

 

Bons estudos e até a próxima.

Profª Aline