Olá, concurseiro!

Pronto para começar o Redação Definitiva para Concursos?

Este artigo é de aquecimento.

O RDC é um programa muito especial, porque as aulas são todas construídas pensando no andamento da turma. Assim, se algum ponto não ficar claro, voltaremos e focaremos mais no tema, e, se preciso, até gravaremos mais aulas sobre um determinado tópico.

Por isso, procure estudar as aulas cuidadosamente, enviar suas redações e interagir com os professores. Você já tem acesso aos meios para isso – todos os módulos no ar, a área de Perguntas & Respostas, a área de envio de redações, etc. 

Bom, dito isso, vamos ao aquecimento. Vamos mostrar como montar uma planilha de estudos baseada no edital do seu concurso. Isso é absolutamente importante para a sua preparação e tem um impacto direto nos resultados, e por isso não poderíamos começar de outra forma…

Como modelo (e apenas um exemplo), selecionamos o exame do Tribunal Regional do Trabalho da 2a Região.

Depois de ler o edital completo e ter destacado as informações importantes, separamos as disciplinas que o candidato terá que dominar: Conhecimentos Gerais (língua portuguesa; raciocínio lógico-matemático) e Conhecimentos Específicos (de acordo com a área escolhida).

Analisando o conteúdo da prova, percebemos que, apesar de poucas disciplinas, elas são bem diferentes entre si e apresentam muitos tópicos. Outro fator muito importante é a redação que, assim como em muitos concursos, será exigida nesse exame. Para fazer esta planilha, levamos em conta o tempo para a preparação para a prova. Por isso, vamos apresentar situações diferentes, sempre alternando as disciplinas.

Situação 1: 6 meses antes do concurso, todos os dias e horários livres

Caso você tenha o dia todo livre e está se preparando para o concurso com antecedência, este é um exemplo de como você pode se organizar.

Todos os dias, alterne disciplinas teóricas com aquelas mais exatas, pois essa troca ativa partes diferentes do seu cérebro.

De segunda a quinta, as disciplinas estão igualmente divididas durantes os três primeiros períodos do dia. O último período é dedicado aos simulados específicos de cada matéria e à redação. Sexta-feira é o dia de se dedicar mais aos pontos em que você teve dificuldade durante a semana.

Veja que deixamos dois períodos a mais para CE (conhecimentos específicos), disciplina que tem a maior carga de conteúdos. Todo sábado, você pode fazer um simulado geral, com todas as matérias, marcando o tempo, erros e acertos.

Este é também um ótimo dia para se dedicar à redação de textos. Utilize o dia para analisar seus suas fragilidades e refazer sua planilha da próxima semana. Não é necessário mudar se o esquema de estudos for eficaz, não se mexe em time que está ganhando!

Situação 2: 6 meses antes do concurso, somente um período do dia e finais de semana livres

Com menos tempo disponível durante a semana, você deve aproveitar ao máximo o tempo que te resta.

Não é possível investir em simulados isolados de cada disciplina, portanto, deixe para fazer um simulado geral todo o sábado. Aproveite este dia para estudar os tópicos mais difíceis ou fazer uma revisão e não deixe de reservar um período inteiro para a redação – que muitas vezes possui o maior peso da prova.

Note que as disciplinas continuam a ser alternadas e Conhecimento Específico possui um período a mais. Procure fazer leituras e acompanhar as atualidades ao longo do dia, pelo rádio ou nos seus momentos de deslocamento.

Preserve sempre o Domingo para descanso, mesmo que você tenha menos tempo. A qualidade do tempo de estudo é mais válida do que a quantidade de horas que você possa ter. Se você estiver a menos de 6 meses do concurso, não se desespere. Procure dedicar mais tempo para os pontos que você não conhece ou tem dificuldade e faça simulados mais espaçados, a cada quinze dias.

Vale lembrar que não existe uma fórmula única para organizar seus estudos, uma vez que cada um tem uma rotina diferente. Experimente uma agenda de estudos e faça ajustes conforme for avançando. O importante é ter essa organização e o foco para atingir o objetivo.

Download da planilha de estudos