Olá, concurseiro

Esta semana vamos falar sobre a necessidade de organizar os estudos desde o início do ano, inclusive o exercício de produção textual, a fim de conquistar a tão sonhada vaga em um concurso.

 

Que para alcançar um objetivo são necessários planejamento e dedicação, todos concordam, não é mesmo? Isso não seria diferente quando a meta é uma vaga em concursos, vestibulares ou no próprio mercado de trabalho. Com tantos concorrentes pelo caminho, estar bem preparado é fundamental para que esse objetivo se transforme em uma realidade.

 

pencil

Por isso, se no seu concurso cair redação, comece a praticar as produções o mais cedo possível, pois a nota da redação é parte essencial da nota final de um concurso, podendo ser decisiva na classificação dos candidatos. Deslizes relacionados ao domínio gramatical e à variedade lexical, por exemplo, são penalizados. Logo, a prática frequente e as dicas dos corretores, como apontado semana passada, ajudam a fazer com que a escrita se torne fluente, clara e livre de errinhos indesejados.

 

cat-motivacaoAinda sobre os problemas com a redação, é essencial permanecer atento quando se trata da proposta de produção e da tipologia exigida. Não entender a proposição ou não empregar no texto as características necessárias ao gênero textual solicitado, pode custar caro, concurseiro, inclusive anulando a redação. Sendo assim, planejar-se, exercitar a escrita, estar atualizado com o que se pede normalmente nos concursos que se quer prestar, além de fazer uma leitura muito detalhada das instruções que norteiam a produção são itens determinantes para se obter êxito. Então, esteja sempre atento!

 

cat-tecnicasestudoNesse sentido, vale lembrar que, no caso dos concursos, é indispensável a leitura atenta do edital. Nem sempre essa prática é comum entre os candidatos, o que pode trazer complicações e até mesmo sua eliminação do processo seletivo. Local e horário de prova, materiais que podem / não podem estar em mãos e até a cor da caneta a ser utilizada são capazes de definir o destino de um candidato, mesmo que sua redação seja normalmente impecável. Portanto, seja cauteloso!

 

Em suma, planejamento, esforço e muita atenção são elementos centrais na busca por uma vaga em concursos. Então, concurseiro, não dê espaço para os imprevistos! Organize-se, faça tudo com antecedência, estabeleça uma rotina de estudos, seja um leitor atento e pratique a escrita constantemente. Estes certamente são passos em direção ao sucesso.

Bons estudos e até a próxima!

Profª Aline

Shares