Se você quer tirar uma boa nota na redação, então você precisa fazer mais do que apenas ver aulas na internet ou no seu cursinho presencial. Estudar redação para concurso público escrevendo e tendo seus textos corrigidos por bons professores é fundamental para você garantir sua aprovação. 

Afinal, muitos concurseiros são eliminados por não conseguirem fazer uma boa redação na hora da prova. Onde será que eles estão errando? O que está faltando para que eles consigam a tão sonhada aprovação?

Provavelmente, você não quer ser como eles. Você tem um objetivo muito bem definido para ter escolhido prestar um concurso público. Seja ter estabilidade financeira, pessoal, de emprego ou apenas para melhorar a sua vida  com um bom emprego em uma nova carreira. 

Por isso, convido você a ler o artigo até o final e saber onde alguns concurseiros erram, justamente para que você não cometa os mesmos erros e garanta uma vantagem única sobre os milhares de concorrentes que querem te derrubar. Boa leitura! 

Vale a pena estudar para a redação do concurso através de cursos online?

Quando resolvemos fazer um concurso público, a primeira coisa que passa pela cabeça é que precisamos estudar, estudar e estudar. Estudar muito para passar na tão sonhada prova que pode mudar a nossa vida. E como as pessoas costumam estudar? Através de cursinhos presenciais e cursos na internet. 

Não estou dizendo que elas estão erradas. Lógico que não. É preciso mesmo estudar bastante para passar em um concurso público. Porém, é preciso pensar estrategicamente para que esse estudo tenha efeito e você consiga ser aprovado. 

Quando falamos das provas objetivas, o segredo é estudar, ler bastante, pesquisar sobre a matéria e fazer questões de concursos públicos anteriores. Afinal, apenas assim a matéria será absorvida e você terá noção de quais são suas dificuldades e suas forças. 

Mas será que dá para estudar redação para concurso da mesma forma? Pense comigo. Imagine que você pagou por um cursinho, assistiu muitas aulas, pegou todas as dicas com os professores e acha que está preparado para fazer a redação do concurso que você pretende realizar. Será mesmo?

Atualmente, com a rotina corrida, as pessoas priorizam aprender a teoria, sem dar devido foco à prática, o que é inaceitável pra quem quer melhorar a nota em redação. Pra piorar o problema, a grande maioria dos cursos que existem na internet (e até presencialmente) ensinam mal a teoria e deixam de lado a prática. Há grandes cursos online que oferecem péssimo material teórico de redação e sequer oferecem a correção de uma única redação! Mas esse não é o nosso caso…

O que esses cursos estão fazendo de errado?

Como falamos acima, o ensino da redação para concursos na internet possui uma enorme deficiência. Normalmente, há uma excessiva carga horária de aulas, que acaba por gerar desinformação por excesso. Daí, aliás, muitos concurseiros desenvolvem o perigoso vício de assistir a aulas e mais aulas, desperdiçando um tempo de estudo tão precioso que deveria ser utilizado na prática da escrita.

Além disso, esses cursos acabam sobrecarregando a cabeça do concurseiro com moldes, fórmulas e mitos sem fundamento algum, deixando de ensinar o que realmente importa. Dar dicas de como fazer uma redação é excelente. Porém, não dá para alguém desenvolver a escrita só com dicas e macetes. Depender de dicas e “segredos” não fará você passar na prova de um concurso público. 

O erro desses cursos é ensinar a teoria (às vezes muito mal!) e esquecer de estimular a prática. Geralmente, o estimulo à prática da escrita é pequeno ou quase inexistente. Os professores focam apenas em dar dicas, explicam como escrever corretamente, como fazer uma boa redação e só. E, nos poucos casos em que há algum tipo de prática com correção, o treino é escasso, os professores dificilmente são bem qualificados e as correções são completamente superficiais. 

A prática da redação não é incentivada. Como o aluno vai aprender a escrever bem se ele não praticar? Você aprenderia a dirigir um carro ou a tocar um instrumento musical sem colocar a mão na massa, somente assistindo a um vídeo no YouTube ou lendo uma apostila? Como diz o ditado “a prática leva à perfeição”. E isso também vale na hora de estudar redação para concursos. 

É preciso escrever redações para aperfeiçoar as técnicas ensinadas pelos professores. Não apenas uma ou duas vezes, mas dezenas de vezes, com frequência constante e muita disciplina. A nossa recomendação é que você faça uma ou duas redações por semana, sempre com o acompanhamento de bons professores que irão corrigir seus textos. Quando a data da prova do concurso estiver se aproximando, você pode até aumentar um pouco esse número semanal.

Entenda: a redação tem um peso forte na sua aprovação. Se você não fizer uma redação com qualidade, você será eliminado. Assim, de nada terá adiantado estudar horas e horas as outras disciplinas; você terá perdido um tempo que nunca mais retornará.

Por que a técnica dos outros cursos online está incorreta?

  • Muitos cursos ensinam conteúdo mal formulado e, por vezes, inútil, que fazem você dedicar tempo e atenção para algo que não vai fazer você efetivamente melhorar a sua nota e passar em um concurso público; 
  • Livros e aulas não bastam para fazer com que o aluno realmente aprenda elementos que fazem a diferença na nota, como coesão, coerência, argumentação, estrutura do texto e paralelismo. Esses itens são essenciais para uma boa redação e só podem ser de fato aprendidos através de muita prática. 
  • Eles ensinam macetes e “segredos” batidos que a banca examinadora está cansada de ver. Por exemplo, uso equivocado de números e estatísticas, evitar usar palavras negativas, elogiar o governo e citações batidas de autores famosos.

Se você quer realmente passar em um concurso público arrasando na redação, você não deve seguir esses falsos profetas.

O nosso método é diferente, com foco em estimular o aluno a praticar redação 

Não focamos apenas nas videoaulas e nas dicas para concurseiros. Nossa equipe encoraja você a praticar a redação com frequência, foco e disciplina. Nosso método é baseado em princípios sólidos e que funcionam. Nosso objetivo é resultado, como esse abaixo:

“O curso do Concurseiro Preparado foi fundamental para as minhas duas mais importantes aprovações, quais sejam: 15ª posição para o cargo de analista judiciário – área judiciária do TRF1/DF e 5ª posição para oficial de justiça do TRF5/CE. No primeiro alcancei a nota de 39,69 de um total de 40 pontos e no segundo 85,5 de um total de 100 pontos. Assim, venho agradecer as redações corrigidas por profissionais de excelência que me auxiliaram nas produções realizadas, mostrando os meus erros, e, como consequência, possibilitaram que eu alcançasse as notas e colocações alhures pontuadas.”

Lucas Martins de Sá Mandel

Nosso curso é 100% online, para a sua melhor comodidade e para que você estude como e onde quiser, com conteúdo na medida certa.

Contamos também com resolução de dúvidas (quantas você tiver, sem limites!) e correção das redações. O nosso objetivo é focar no treinamento por meio da escrita e da correção, ou seja, focar no que realmente faz a diferença na sua nota.

Não trabalhamos com uma excessiva carga horária de aulas e pouca escrita, como ocorre na grande maioria dos cursos preparatórios para concursos públicos. O nosso trabalho consiste em estimular você a praticar a redação, fator importante para tirar uma boa nota, ser aprovado e deixar a maioria dos concorrentes pra trás, logo de cara, só com a redação.

Oferecemos para você algo diferenciado, ousamos até dizer ‘único’. Diferente dos outros, nós focamos bem mais na escrita com correção do que em mero conteúdo por meio de aulas, apostilas, livros, aulas ao vivo, dicas, séries, etc. 

Esse é o caminho mais curto para a aprovação (e acredite, é bastante simples):

Você quer aumentar a sua nota final no concurso público? Então estude conosco! 

Chega de fugir da verdade, ouça a voz de nossa experiência. Se você quer escrever redações excelentes e não consegue, você precisa estudar pelo nosso método. Você precisa ir bem na redação para fazer a diferença em sua nota final, garantindo uma boa classificação e não precisando passar mais um ano estudando para concursos públicos. 

Estudando com nossos professores, você não vai chegar no dia da prova e ficar olhando a folha em branco sem saber o que escrever. Você não vai travar. Você vai conseguir escrever uma redação com coerência, relevância e de qualidade. 

Você vai conseguir escrever com tranquilidade, sem passar horas apenas na redação, esquematizando seu texto e escrevendo um texto sólido. Um texto que pode ser aprovado pela banca examinadora, fazendo você realizar o seu grande sonho de passar em um concurso público. 

E tudo isso sem precisar seguir dicas e frases prontas que vão apenas atrapalhar você.

Quais as vantagens de estudar conosco?

  • Você terá suas redações corrigidas todo mês pelos nossos professores;
  • Correções de acordo com o seu edital, feitas em até 2 dias úteis; 
  • Nossos professores, mestres e doutores por grandes universidades do Brasil e do exterior, possuem experiência real nas principais bancas examinadoras de concursos públicos e vestibulares; 
  • Aulas com tudo o que você precisa saber sobre a prova discursiva (redação), do ponto zero ao avançado, onde eliminamos mitos sobre redação que estão atrasando a sua aprovação;
  • Poderá tirar quantas dúvidas tiver, a qualquer momento.

Está esperando o quê? Comece agora mesmo a treinar com a gente. É hora de estudar redação para concursos da forma correta, do jeito que tem que ser! Será um prazer ter você como aluno, tirando todas as suas dúvidas, tornando-o capaz de escrever uma excelente redação e garantir a aprovação tão sonhada em um concurso público.

Domine a prova discursiva. Conquiste a sua vaga.

Confira aqui mais informações a respeito do nosso método. Veja depoimentos de outros concurseiros que estudaram conosco, leia as respostas às dúvidas mais frequentes e saiba as opções de curso.