Olá concurseiros!

Conversando com alguns alunos sobre as provas de concurso público, comecei a investigar com eles quais são os fatores que mais prejudicam o desempenho e a nota dos candidatos. Pensamos em planejamento de estudos desajustados, má performance na redação, nervosismo, entre outros fatores. Como sou sempre otimista e acredito muito mais no preparo do que na sorte, acredito sempre que há solução para tudo. Para cada um desses itens, podemos pensar em maneiras de melhorar a sua performance, como estamos fazendo desde a abertura do blog. Mas até hoje, não paramos para pensar em algo muito importante, que não depende de preparação, confiança em si ou domínio do conteúdo: a falta de atenção!

Na verdade, já aconteceu comigo, com o meus alunos e provavelmente com você. E pior, pode ser que aconteça de novo! Estamos tão treinados e motivados a encontrar a alternativa certa, que quando nos deparamos com um enunciado “encontre a alternativa incorreta”, acabamos nos perdendo. Portanto, a partir de agora, sugiro que você leia com atenção redobrada o enunciado das questões e propostas de redação.

Já sabemos que são vários os fatores que podem nos atrapalhar no dia do exame: cansaço, estresse, ansiedade, etc. No entanto, pense que o autocontrole, a calma e sobretudo a atenção, podem ser vantagens em relação à grande maioria dos candidatos. As questões de provas de concurso geralmente são mais tradicionais, mas sempre há uma questão pegadinha para avaliar se o candidato está atento. Então a dica é: leia com cuidado e compreenda do que se pede. Pode ser uma questão sobre valores verdadeiro (V) ou falso (F), ou uma questão mais conceitual, ou ainda aquela que pede para você achar única alternativa que não é correta, como dissemos acima.

Enfim, depois de tanto preparo, não deixe a falta de atenção te prejudicar. No dia da prova, não caia nesta armadilha! Bons estudos e até o próximo post.

 

Professora Flávia