Olá concurseiros!

Estamos de volta com a série ‘Perfil da prova’ e hoje vou comentar o perfil das provas de português propostas pela banca examinadora da Fundação Cesgranrio. Esta fundação é responsável pela seleção de candidatos para alguns dos concursos mais disputados no Brasil, como Petrobrás, Banco do Brasil, IBGE, BNDS, entre outros. Assim como a Fundação Carlos Chagas (FCC), a Cesgranrio tem a elaboração e aplicação de provas de concurso como uma de suas atividades principais.

As provas de português da Cesgranrio são mais trabalhosas que difíceis e seguem sempre o mesmo padrão. Portanto, estudar as provas anteriores é uma excelente maneira de se preparar para o exame. As questões de múltipla escolha estão sempre relacionadas a um texto e podem cobrar tanto a interpretação de aspectos do texto, quanto pontos gramaticais. Veja um fragmento da prova:

textyo

 

Uma boa estratégia para resolver a prova é fazer uma primeira leitura do texto, sublinhando as informações mais importantes. Não esqueça do título e das referências ao final do texto. Em seguida, comece a responder as questões atentamente, voltando para o texto que já foi mapeado antes.

Os tipos de texto utilizados pela banca são variados. É possível se deparar com reportagens jornalísticas, charges, artigos de opinião, etc. Os temas estão sempre relacionados à atualidade e os textos geralmente são recentes. Isto indica que quanto mais você estiver antenado e em dia com leituras de jornais e revistas impressos ou digitais, mais chances vai ter de compreender as ideias principais do texto e, consequentemente, de encontrar a resposta correta. Tenha muita atenção com o enunciado dos exercícios que às vezes tendem a confundir intencionalmente o candidato!

Para ter acesso às provas anteriores, basta acessar o site da Fundação Cesgranrio. Então, comece desde já a se preparar e até a semana que vem!

 

Professora Flávia