Olá concurseiros!

Esta semana continuamos a analisar o perfil da prova da Fundação Cesgranrio, com ênfase na Redação. Já vimos que a prova de português é um tanto tradicional, trabalhosa e de dificuldade média. A proposta de redação segue a mesma tendência, como vocês poderão conferir a seguir!

Como modelo, vamos comentar a proposta de redação do concurso para a Caixa Econômica Federal. Baseada em um fragmento de texto, a adaptação de uma reportagem da Revista Ciência Hoje, a proposta pede que o candidato elabore uma dissertação-argumentativa. Isto quer dizer que a partir do tema levantado pela reportagem, o concurseiro deve apresentar um texto argumentativo que trate da polêmica entre “a necessidade do progresso e as implicações do lixo nas condições de vida no planeta. Veja a proposta:

 text1

Em seguida, o candidato recebe uma série de instruções sobre como apresentar e estruturar a redação:

text2

Bem, a proposta de redação dos concursos da Cesgranrio é razoavelmente simples. Por isso mesmo, o candidato que apresentar um texto bem elaborado, com uma argumentação consistente e posicionamento sobre as questões da proposta, sairá na frente na disputa pela vaga.

Lembre-se que para ter acesso às provas anteriores, você pode acessar o site da Fundação Cesgranrio. Não deixe de aprimorar sua habilidade escrita, comece o quanto antes a investir na redação. Nos vemos na semana que vem! Até mais.

 

Professora Flávia