Olá, concurseiro

Sabemos que, devido às possíveis mudanças educacionais em discussão em nosso país, o cenário parece deixar os concursos um pouco mais distantes do que antes, não é mesmo? Mas não desanime agora! Este pode ser o momento para que você treine sua redação sem a preocupação voltada exclusivamente para os resultados na prova que pretende prestar. Este pode ser o momento de descobrir que escrever adequadamente ajuda você a desenvolver muitas habilidades cotidianas, que serão bastante úteis em sua vida. Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre a importância da prática da escrita para o desenvolvimento da argumentação.

 

pencilEscrever bem pode ajudar você em muitas situações, concurseiro, mesmo que não seja agora, em uma prova de concurso. Quando treinamos a redação dissertativa, principalmente, estamos praticando nossa argumentação, fundamental para o dia a dia, para os mais diversos afazeres, no trabalho e mesmo nas relações pessoais. Uma pessoa bem preparada para argumentar certamente terá destaque em diversas funções que exercer.

 

tree_structureE quando falamos em argumentação, falamos também em fundamentar nossos argumentos. Lembre-se de que, na redação do vestibular ou em qualquer outro ato argumentativo, trazer informações que comprovem os argumentos é essencial. Imagine-se em sua situação de trabalho, resolvendo alguma questão complicada; não será o senso comum ou a repetição daquilo que se ‘ouviu dizer’ que solucionará o problema. Apenas uma argumentação coerente e fundamentada em fatos, dados ou pesquisas terá força de persuasão e auxiliará na resolução do conflito.

 

ideaAlém disso, a prática constante da escrita também desenvolve o rápido raciocínio, pois você tem pouco tempo para colocar no papel todas as informações que julgar pertinentes à defesa de um determinado ponto de vista, concatenando-as de forma coerente e coesa, com linguagem e tom adequados. Imagine quantos benefícios esta prática constante pode trazer ao seu cotidiano, ajudando a selecionar o que é central e a resolver as situações adversar com mais agilidade e foco.

 

voice_presentationPor fim, dentre os inúmeros pontos positivos que o treino da redação pode trazer, está a capacidade de aprender a expressar-se de forma mais direta e consistente. Esta habilidade certamente é importante nas mais diversas situações da vida de um indivíduo, além de extremamente valorizada no mercado de trabalho ou no meio acadêmico.

 

for_beginner_filledPortanto, concurseiro, além de se dedicar visando à melhoria da nota na redação do concurso, pense em todas as vantagens que você poderá ter ao aplicar seus conhecimentos de linguagem em suas tarefas diárias. Senso assim, não desanime! A prática é sempre importante, o conhecimento é precioso e o cenário instável não será permanente. Continue dedicado e trace metas para que sejam alcançadas.

 

Bons estudos e até a próxima!

Profª Aline