O serviço público sempre foi visto como um oásis no mundo do trabalho e, por isso, muitas pessoas já pensaram, ao menos em algum momento da vida, em tentar prestar um concurso público. Muitos, porém, não levam esse desejo adiante, principalmente pelas dificuldades dessa empreitada, sendo a principal delas a dedicação que se deve dar aos estudos do conteúdo exigido pelas provas.

 

Mas, antes de ficar desanimado, pense nas vantagens de ser um servidor público. A primeira e a mais lembrada delas é a estabilidade. Uma vez que a pessoa ingressa no serviço público, ela pode ficar tranquila, pois não corre o risco de ser demitida por uma simples falta ou por oscilações da economia. Em momentos de crise, por exemplo, em que os empregados da iniciativa privada temem pelos seus empregos, que podem ser cortados para redução de custos, o servidor público não tem essa preocupação. É claro que faltas graves podem levar à exoneração, mas, se você desempenhar bem o seu trabalho, não há com o que se preocupar.

 

Outra vantagem do serviço público é o respeito à carga horária. Na iniciativa privada sabemos que a necessidade de gerar lucro faz com que as empresas solicitem de seus funcionários mais do que as 44 horas semanais de trabalho. Assim, frequentemente, os funcionários precisam fazer horas extras para dar conta da demanda solicitada, ficando, dessa forma, sobrecarregados e com pouco tempo livre para a família e o lazer. Já o serviço público não é orientado pelo lucro, mas pela prestação de serviço, por isso, a exigência de trabalho a mais é menor ou, em alguns cargos, inexistente.

 

Por fim, um grande atrativo do serviço público é o salário. Em geral, os salários oferecidos são mais altos que a média, o que irá proporcionar maior acesso a bens e serviços bem como maior qualidade de vida.

 

Pare, contabilize todas essas vantagens e se pergunte: Será que não vale a pena se dedicar aos estudos e ingressar no serviço público? Com certeza vale! Principalmente no mundo em que vivemos hoje, em que se valoriza cada vez mais o lucro e cada vez menos o trabalho e o trabalhador. Basta ler as notícias para perceber que os salários estão sendo achatados, as condições de trabalho estão piorando e as demissões em massa estão acontecendo.

 

Por isso, não desanime! Invista o tempo que você tem, mesmo que seja pouco, e estude para alcançar este sonho! Aproveite os recursos da internet para isso. Os cursos online são uma ótima opção, pois você economiza tempo de locomoção (pode aproveitá-lo para estudar) e interage mais com os conteúdos e com os professores, o que irá otimizar seu aprendizado. Com dedicação e confiança, é possível alcançar a tão sonhada vaga no serviço público!

 

Bons estudos e até a próxima!

Profa. Danusa