Olá, concurseiro!

O futuro é sempre algo incerto. Nós fazemos planos, projetamos coisas para o futuro, mas nunca sabemos se aquilo que projetamos vai dar certo. Porém, uma coisa é certa e não precisa ser vidente para saber: o candidato que não estuda redação tem pouquíssimas chances (ou quase nenhuma) de conquistar uma boa vaga no serviço público.

Isso porque os bons concursos, aqueles mais concorridos e com melhores salários, geralmente exigem do candidato a escrita de uma redação. Muitos concurseiros acham que não há como estudar redação ou que seria algo desnecessário, focando, assim, no estudo do conteúdo que será cobrado na prova objetiva. No entanto, este é o pior erro que um candidato pode cometer, pois, fatalmente, sua nota ficará bem atrás da nota dos candidatos que entenderam a importância da redação e se prepararam para fazê-la.

Mas então dá para estudar redação? Como faço isso?

Provavelmente você deve ter se feito essas duas perguntas, é isso que pretendo te contar agora. É possível estudar redação sim, pois escrever uma redação exige muito mais técnica do que inspiração, e são essas técnicas que você deve aprender e praticar para que consiga ter desenvoltura na escrita. O estudo da redação envolve o aprendizado das características do gênero textual pedido pela prova (em geral, uma dissertação argumentativa), de estratégias de articulação textual, de marcadores linguísticos que podem contribuir para o texto, e envolve também a formação de repertório e vocabulário, que dará fundamentação ao conteúdo da redação.

Mas não basta só aprender a “teoria” sobre o texto, é preciso colocar o que aprendeu em prática. Como? Escrevendo bastante redação. O principal aprendizado de redação se dá na prática, no momento em que você escreve um texto e depois observa as correções que foram feitas nele. Na verdade, o estudo de redação envolve sempre um movimento de vai e vem, pois você lê sobre redação, aplica o que aprendeu, observa a correção, volta para o que leu, e, assim, consegue perceber como a teoria pode ser aplicada.

A importância do curso de redação

Neste processo, a figura do professor/corretor é fundamental, pois é ele que irá mostrar quais são as dificuldades que o aluno tem na produção de texto e quais são os caminhos que ele deve seguir para melhorar cada vez mais. Por isso, se você quer se preparar bem, é importante fazer um curso de redação e ter o acompanhamento de um professor, pois de nada adianta escrever bastante e não saber se o seu texto está adequado ou não ao que é pedido pelos exames de concursos.

Assim, estude o conteúdo que será exigido na prova objetiva, mas não descuide do estudo da redação, pois ele é igualmente importante.

Bons estudos e até a próxima!

Profa. Danusa