Olá, concurseiro!

Dando sequência a nossas dicas de como unir o cinema disponível na internet e a redação do concurso, hoje vamos falar sobre mais dois filmes que podem ajudar você a ampliar seus conhecimentos e mundo e, assim, construir uma redação cada vez mais consistente. Já falamos sobre História e Literatura. Agora, trataremos de duas películas que são verdadeiras obras de arte.

 

eiffel-towerA primeira delas é o belíssimo Meia-noite em Paris, de 2011, estrelado por Owen Wilson e Rachel McAdams. Nesta obra, Gil é um apaixonado por pintura e literatura, mas suas tentativas de ser um escritor de sucesso são frustradas. Ele é bem remunerado como roteirista de Hollywood, mas não encontra satisfação em seu trabalho. Já sua noiva, Inez, não se importa com satisfação pessoal, e sim com os luxos que um marido bem pago poderia lhe oferecer.

Na trama, ambos fazem uma viagem a Paris, porém nem imaginam o que aconteceria. Gil tem uma experiência mágica e, após soar meia-noite nos sinos da catedral, é transportado para a Paris dos anos 20, época áurea da cidade na concepção do personagem. Assim, em uma mistura de arte e fantasia, é possível ao expectador, juntamente com Gil, experimentar a atmosfera dessa época, encontrar grandes nomes da música, da literatura e também da pintura, como Picasso, Dalí e Hemingway. Um universo repleto de arte se abre ao expectador.

 

musical-notesOutro título bastante interessante é Minha Amada Imortal, de 1994, dirigido por Bernard Rose, que conta a história do grande compositor Ludwig Van Beethoven, lindamente interpretado por Gary Oldman. O enredo se inicia após a morte do músico, que deixou em testamento todos os seus bens para sua Amada Imortal. Seu grande amigo Schindler decide, então, cumprir o último desejo do compositor e começa a procurar incansavelmente essa amada, da qual ele nada sabia a respeito.

Durante a busca, é possível acompanhar os dramas vividos por Beethoven, o sofrimento com a surdez e a paixão que não pôde viver plenamente, levando o expectador a conhecer melhor a vida desse grande músico, além de fazê-lo tomar contato mais particular com a arte e com a música.

 

E então, concurseiro, que tal mais duas obras para enriquecer seu repertório de informações?

 

Bons estudos e até a próxima!

Professora Aline