Olá, concurseiro!

O enunciado que está na imagem do post de hoje é bastante conhecido por você, certo? Com certeza, ao entrar em algum elevador, você já se deparou com este aviso. Você achou algo estranho nessa frase ou para você ela parece ok? Para nós, professores de Português, a expressão “o mesmo” fica piscando em luz vermelha, indicando que há algo aí que não cheira bem. Alguns participantes da antiga rede social Orkut tiveram essa mesma sensação, pois criaram uma comunidade chamada “Eu tenho medo do Mesmo”, satirizando o aviso do elevador. Inclusive, o Vestibular da Unicamp 2011 abordou essa questão na prova de português, como você pode ver aqui: http://www.comvest.unicamp.br/vest2011/F2/provas/portmat.pdf.

 

questionPor que esse uso da palavra mesmo causa esse incômodo? Se pensarmos no nome da comunidade do Orkut, veremos que os participantes interpretaram que “o mesmo” faria referência a uma pessoa, uma espécie de maníaco do elevador. Isso porque a estrutura é a mesma daquela de um sintagma nominal, por exemplo, “O João”.

 Baixe gratuitamente o guia rápido em PDF preparado por nossos especialistas: “3 coisas que você (ainda) não faz para passar no Concurso dos seus sonhos”!

  • Aprenda a gerenciar o seu tempo para estudar com eficiência e passar no concurso
  • Veja a estratégia de 7 passos para estudar para os melhores resultados
  • Saiba o que você deve fazer no dia da prova

Clique aqui para baixar nosso guia gratuito em PDF! 

 

brickNo entanto, não é essa a função de mesmo naquele enunciado. Se o analisarmos, perceberemos que o mesmo está retomando elevador “Antes de entrar no elevador, verifique se o elevador encontra-se parado neste andar.”. Porém, como você bem sabe, não devemos usar palavras repetidas em contextos tão próximos, pois isso demonstra pouco conhecimento da língua e de vocabulário, além de tornar o texto bastante cansativo (aqui é só um enunciado, mas imagine um texto escrito dessa forma!). Por isso a língua nos oferece os pronomes, utilizados, entre outros casos, para retomar nomes, evitando, assim, a repetição.

 

cat-motivacaoAcontece que mesmo não é pronome, e o fato de ser antecedido por um artigo definido causa ainda mais estranhamento. A palavra mesmo não tem essa função de retomar um nome, e este uso é equivocado. Apesar disso, ele está disseminado em muitos e muitos textos, principalmente nas redações dos alunos. Porém, ele é considerado errado pela gramática, então fique atento! Afinal, os concursos cobram o conhecimento de gramática ao avaliarem a redação, inclusive há bancas que penalizam (tirando pontos) os erros de português. E quem tem o hábito de usar a palavra mesmo dessa forma acaba usando em todo o texto, mais de uma vez, prejudicando, assim, a própria nota.

 

ideaVocê pode se perguntar: “Se é errado usar mesmo dessa forma, por que encontramos esse tipo de ocorrência o tempo todo, inclusive nos elevadores?”. Isso se explica pelo fato de que o enunciado do aviso do elevador é um texto determinado por lei, ou seja, todo elevador deve trazer esse aviso, escrito exatamente dessa forma. Provavelmente, o autor da lei quis criar um texto mais rebuscado, acabou errando a mão e produziu um erro que se espalhou. É claro que a língua é bastante dinâmica, muda ao longo do tempo, e esse uso de mesmo pode vir a ser correto, de acordo com a norma, um dia. Mas, por hora, é bom seguir a gramática e evitar usar essa palavra com essa função, caso contrário, você corre o risco de perder pontos na corrida pela vaga.

 

high_priorityNo caso do enunciado do elevador, para resolvermos o problema, basta substituirmos “o mesmo” pelo pronome ele “Antes de entrar no elevador, verifique se ele encontra-se parado neste andar.”. Porém, já encontrei vários casos em redações de alunos em que não é possível fazer a substituição e o texto acaba ficando confuso. Por isso, fuja do Mesmo!

Pode ser que agora você esteja um pouco perdido sobre qual é a maneira correta de se usar a palavra mesmo, mas esta é uma questão para outro post, pois essa palavra tem várias funções na língua, o que contarei para vocês na semana que vem.

 

Bons estudos e até a próxima!

Profa. Danusa

 Nossos especialistas prepararam um guia rápido em PDF para que você fique mais perto da aprovação! Baixe gratuitamente nosso guia em PDF: “3 coisas que você (ainda) não faz para passar no concurso dos seus sonhos”!

Clique aqui para baixar!